Foi de quase 560 km a distância percorrida pelo camião da marca Tevva, que utiliza baterias e células de combustível a hidrogénio, sem a necessidade de efetuar uma única paragem para carregamento ou reabastecimento.
O pesado de 7,5 toneladas da empresa britânica está ainda em desenvolvimento e foi precisamente numa viagem de teste, entre Londres e a fronteira mais a norte de Inglaterra com a Escócia, que o resultado foi alcançado.
Quatro engenheiros da Tevva fizeram a viagem de cerca de 1100 km, no total, que os levou da sede da empresa à cidade de Berwick-upon-Tweed. O trajeto de regresso (cerca de 560 km) a bordo do camião que combina as fontes de energia elétrica e hidrogénio foi completado sem paragens.
Para a equipa responsável pelo desenvolvimento deste inovador veículo pesado, o valor de autonomia agora obtido prova a eficácia do seu sistema único, em que a célula de combustível a hidrogénio funciona como um complemento das baterias de iões de lítio.
Para além da autonomia, a viagem de ida e volta ao ponto mais a norte de Inglaterra permitiu aos engenheiros da Tevva recolher valiosos dados para o desenvolvimento do camião, já que na maior parte do trajeto registaram-se temperaturas perto dos 0˚ celsius, tendo mesmo chegado aos -10˚ celsius num determinado ponto.