O fabricante de veículos comerciais movidos a hidrogénio Hydrogen Vehicle Systems (HVS) acaba de revelar novos detalhes sobre o inovador pesado de mercadorias que está prestes a revelar em versão definitiva e do qual partilhou duas fotos em jeito de “teaser”.
Depois de há sensivelmente cinco meses ter mostrado um protótipo totalmente operacional do seu camião movido a hidrogénio, a HVS vai agora avançar para a revelação da versão definitiva que promete dar cartas em matéria de autonomia e tempo de abastecimento.
Equipado com um sistema de pilha de combustível e tanques de hidrogénio, o camião trator da empresa britânica terá, segundo esta, uma autonomia de até 595 km (dependendo da carga e da rota) e poderá ser reabastecido em apenas 20 minutos. Números que lhe permitem maximizar o tempo em operação/ circulação.
Vê também: Mercedes, Iveco e Volvo em acordo para 150 camiões a hidrogénio
A solução de motorização adotada pela HVS engloba um sistema fuel cell e um outro de armazenamento de energia para fornecer eletricidade a um motor elétrico, o qual faz mover as rodas. O camião zero emissões integra ainda um sistema de recuperação de energia em situação de travagem ou abrandamento.