Mobilidade

Camião a hidrogénio HVS promete quase 600 km de autonomia

Fabricante britânico de pesados movidos a hidrogénio revela dados importantes sobre modelo prestes a ser revelado
Texto
Camião trator a hidrogénio da HVS (foto: divulgação)
Camião trator a hidrogénio da HVS (foto: divulgação)

O fabricante de veículos comerciais movidos a hidrogénio Hydrogen Vehicle Systems (HVS) acaba de revelar novos detalhes sobre o inovador pesado de mercadorias que está prestes a revelar em versão definitiva e do qual partilhou duas fotos em jeito de “teaser”.

Depois de há sensivelmente cinco meses ter mostrado um protótipo totalmente operacional do seu camião movido a hidrogénio, a HVS vai agora avançar para a revelação da versão definitiva que promete dar cartas em matéria de autonomia e tempo de abastecimento.

HVS - AWAY
Camião trator a hidrogénio da HVS (foto: divulgação)

Equipado com um sistema de pilha de combustível e tanques de hidrogénio, o camião trator da empresa britânica terá, segundo esta, uma autonomia de até 595 km (dependendo da carga e da rota) e poderá ser reabastecido em apenas 20 minutos. Números que lhe permitem maximizar o tempo em operação/ circulação.

A solução de motorização adotada pela HVS engloba um sistema fuel cell e um outro de armazenamento de energia para fornecer eletricidade a um motor elétrico, o qual faz mover as rodas. O camião zero emissões integra ainda um sistema de recuperação de energia em situação de travagem ou abrandamento.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Vais poder andar de táxi aéreo em breve. Primeiro eVTOL já foi entregue a cliente
Podes ser multado por levares o teu cão sem cinto de segurança no carro? Conhece as regras
Mais uma marca chinesa em Portugal. XPeng chega já este ano