Fantástico

O maior camião do mundo a hidrogénio tem 2MW de potência e transporta 220t

O crescimento da economia em redor do hidrogênio revolucionará também toda a indústria das minas
Texto
Maior camião do mundo movido a hidrogénio
Maior camião do mundo movido a hidrogénio

A Anglo American, uma das maiores empresas de mineração na África do Sul, apresentou o projeto nuGen, aquele que é o maior camião do mundo movido a hidrogénio.

O poderoso veículo pesado tem um pacote de baterias com 1,2 MWh e utiliza várias células de combustível que fornecem até 800 Kw de potência. A potência combinada atinge os 2 MW, um valor impressionante para um veículo capaz de transportar até 220 toneladas.

O consórcio por detrás deste projeto foi liderado pela Anglo American e contou com as prestações da Engie, First Mode, Ballard e Nproxx para desenvolver este primeiro protótipo que poderá entrar ao serviço muito em breve.

Para este camião a hidrogénio foi desenvolvido um novo sistema de gestão de energia que permite direcionar a energia para a locomoção ou para os sistemas de carga, quando necessário, e, adaptado com as características de cada uma das minas onde o veículo possa ter de operar.

A eficiência de utilização é otimizada com recuperação de energia em particular quando o veículo trava ou desce rampas.

Este projeto está inserido num plano maior que inclui um complexo de produção, armazenamento e fornecimento de hidrogénio em Mogalakwena (África do Sul), onde está previsto instalar o maior eletrolisador de África e uma central de energia solar que assegura a produção de hidrogénio verde.

A Anglo American considera que “o setor do hidrogénio irá contribuir drasticamente para melhorar o crescimento e desenvolvimento de muitas economias, pois irá permitir criar novas cadeias de valor industrial e oportunidades de negócio” – pode ler-se em comunicado.

O crescimento da economia do hidrogênio revolucionará não apenas as operações da Anglo American, mas toda a mineração e muitas outras indústrias, permitindo o desenvolvimento de um mundo melhor e mais limpo.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal