Fantástico

Superradical moto elétrica para a neve ao estilo de Mad Max

Com pneus de baixa pressão e balões para ficar sobre a água, a Ultra Bike da Robo Systems foi criada para todos os terrenos
Texto

Às vezes, parece que já não há mais forma de se inovar no que diz respeito a determinados produtos. A verdade é que já vimos motociclos com os mais variados formatos e designs e, ainda assim, há sempre um novo produto que surpreende, como acontece com a 2x2 Ultra Bike criada pela startup Robo Systems.

Entre o chassis, as rodas e os pormenores com algo semelhante a tachas, é fácil olhar para a Ultra Bike e achar que se está a ver um dos muitos veículos loucos do filme Mad Max. Mas enquanto esses eram, claramente, bastante poluentes, esta moto é elétrica (ainda que possa usar gasolina para estender a autonomia, mas já lá chegamos).

Moto elétrico Ultra Bike - AWAY
Pneus de baixa pressão ajudam a que se desloque na neve (foto: Robo Systems)

A melhor forma de descrever a Ultra Bike é classificando-a como uma moto todo-o-terreno. Anda sobre lama, areia, neve sem grandes dificuldades, e até sobre a água, desde que não muito funda, com a ajuda de duas espécies de balões cilíndricos que a fazem boiar.

Um dos elementos mais chamativos são as rodas gigantes e com um formato não muito comum. São compostas por duas camadas de borracha e têm pressão baixa, o que as torna difíceis de furar e perfeitas para praticamente qualquer piso mais instável.

Com tração às duas rodas, vem equipada com dois motores de 1000 W, esta moto não te vai dar grandes velocidades – também não foi para isso que foi criada –, atingindo a máxima de 45 km/h.

A bateria com capacidade de 1,6 KWh dá até 50 km de autonomia e carrega em apenas uma hora. Tem a particularidade de suportar temperaturas que vão desde os -20 ºC até aos 60 ºC.

Moto elétrica Ultra Bike - AWAY
Moto tem autonomia para 50 km (foto: Robo Systems)

A pensar em viagens longas e longe de fontes de eletricidade, a Robo Systems incluiu um gerador a gasolina que encaixa no quadro e que alimenta a Ultra Bike, aumentando a sua autonomia de uma forma não tão sustentável.

A Robo Systems Ultra Bike está disponível no site da marca a partir de 1990 dólares (cerca de 1825 euros).

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal