Mobilidade

Mini Moke está de regresso e agora em versão estilo off road 100% elétrico

Último Moke a ser vendido no mercado americano foi em 1982. Nova versão oferece a mesma liberdade com zero emissões
Texto

Após uma ausência de 40 anos, a Moke International faz regressar o Moke Californian ao mercado americano, agora numa versão totalmente elétrica. O último modelo desta série a ser vendido nos Estados Unidos datava de 1982.

Equipado com um motor elétrico com 33 Kw (44 cv) de potência, a versão que agora chega aos Estados Unidos pela mão da Moke International, proprietária da marca Moke original, é uma reinterpretação do modelo original de 1964.

Com uma velocidade máxima de 80 km/h, o Moke Californian elétrico será o primeiro modelo da marca autorizado a circular nas autoestradas americanas, oferecendo aos seus utilizadores um espírito de liberdade e de contacto com o meio ambiente como, provavelmente, nenhum outro automóvel.

Moke Californian elétrico - AWAY
Moke Californian elétrico

O modelo americano tem uma autonomia anunciada de 120 km, “o suficiente para fazer a Route 101 de Santa Barbara até Malibu Beach”, sublinha a Moke International em comunicado. Para carregar a sua bateria na totalidade são necessárias quatro horas.

Recorde-se que a Moke International anunciou há cerca de um ano que o Moke passaria a estar disponível unicamente com motorização elétrica. O novo modelo fabricado em Inglaterra foi lançado primeiramente no mercado europeu no início de 2022.

Originalmente criado por Sir Alec Issigonis, “pai” do primeiro Mini (também disponível em elétrico), o Mini Moke, como era designado na altura, atingiu o estatuto de ícone da indústria automóvel, tendo conquistado fãs por toda a parte. Chegou a ser produzido em Portugal entre 1980 e 1993.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal