Mobilidade

Descobre uma moto elétrica futurística com o motor na roda traseira

Verge TS é um modelo de duas rodas 100% elétrico que garante até 300km de autonomia
Texto

Se és fã de filmes de ficção científica e conheces o icónico filme Tron, então esta moto vai levar-te para o mundo distópico da história de 1982. A Verge TS, desenvolvida pela empresa finlandesa Verge Motorcycles, é mais do que um simples motociclo elétrico. É uma proposta arrojada, que surge com o motor instalado na roda traseira sem raios a ligar o aro.

Nos últimos anos, a empresa de mobilidade tem estado focada em desenvolver este conceito que batiza de hubless. Mais do que um elemento estético, a ausência de raios permite criar espaço para instalar o motor.

A tecnologia elétrica apresenta algumas vantagens. Em primeiro lugar, a manutenção acaba por ser mais simples, já que não há corrente, correia, óleos ou filtros, obrigatórios nas motos com motor de combustão. A localização do motor permite melhorar o arrefecimento.

Para além do design e tecnologia que parecem saídos do futuro, esta moto é uma opção interessante graças às suas especificações.

Com um pack de baterias de 20,2 kWh, este motociclo tem uma autonomia de 300 quilómetros em cidade ou 200 quilómetros em autoestrada com uma carga completa.

A Verge TS é capaz de gerar uma potência 80 kW (o equivalente a 108 cv), tem uma capacidade de 1000 Nm de torque e uma aceleração dos zero aos 100 km/h em menos de 4 segundos.

Sobre o pack de baterias pouco se sabe ainda. A marca apenas adianta que com um carregador DC (Combined Charging System), em 15 minutos consegue-se autonomia para 100 quilómetros. O tempo total de carga pode ir até 4h30.

O facto de ter não ter raios a ligar o aro na roda traseira e de ter materiais ultraleves fazem com que esta moto apenas pese 247kg.

Depois de ter anunciado inicialmente que a moto entraria em pré-venda em 2020, a Verge Motorcycles apenas abriu este ano a pré-encomenda no seu site e espera começar a entregar as primeiras unidades ainda este ano. O preço final da Verge TS no site oficial é de 24.990 euros (valor sem impostos).

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal