Mobilidade

Moto elétrica de design inovador até tem versão com plástico dos oceanos

Rápida e ágil no trânsito citadino, a i300 da Zapp pretende ser também sinónimo de facilidade de utilização
Texto

A primeira apresentação pública ocorreu apenas no último verão, mas as suas linhas inovadoras já lhe garantem prémios de design. A i300, produto de estreia da empresa britânica Zapp, é uma moto elétrica que combina performance e facilidade de carregamento.

Os prémios German Design Awards 2023 atribuíram à Zapp i300 o galardão de ‘Excellent Product Design’ na categoria de motos, em grande parte devido ao desenho original do seu quadro, em forma de ‘Z’.

Criada por uma equipa de especialistas do setor automóvel e das motos para oferecer prestações que possam superar os modelos com motor de combustão, a i300 é uma moto citadina equipada com um motor elétrico de 14kw (19 cv) de potência de pico, que lhe permite atingir 97 km/h (velocidade máxima limitada) em apenas 4,8 segundos.

Zapp i300 - AWAY
Zapp i300

Fabricada em ligas leves e com alguns elementos em carbono, a primeira moto produzida pela Zapp pesa somente 92 kg. Um valor não considerando as duas baterias amovíveis que, por si só, são componentes cujo design também merece especial destaque.

Munidas de uma prática pega, cada uma das baterias pesa seis quilos, o que possibilita que possam ser removidas de forma fácil para serem carregadas numa tomada doméstica. Em menos de 40 minutos recuperam a energia entre 20 e 80 por cento. Quanto à autonomia, a Zapp i300 pode percorrer uma distância de até 60 km sem necessidade de carregamento.

Zapp i300 - AWAY
Bateria amovível da Zapp i300

Aos futuros clientes da nova i300 a Zapp oferece uma alargada gama de opções de personalização, entre diferentes cores para o painel frontal e para o banco, ou diferentes acessórios, pelo que dificilmente haverá duas motos iguais.

A i300 é vendida online no site da Zapp, com preços a partir de 5750 libras (cerca de 6600 euros), neste caso referente à versão parcialmente fabricada com plástico reciclado obtido a partir de resíduos recolhidos no mar.

(Fotos: divulgação)

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal