Fantástico

Moto elétrica superleve de design invulgar oferece até 150 km de autonomia

Novus combina a fibra de carbono com a motorização elétrica numa proposta ágil e de bom desempenho
Texto

Mobilidade elétrica, design apelativo, praticidade e bom desempenho. São estes os principais predicados com que a nova moto Novus quer conquistar os consumidores a partir da Alemanha, país onde foi pensada e onde está a ser desenvolvida.

Sobre o bom desempenho, deve-se em grande parte ao baixo peso de todo conjunto (103 kg), conseguido desde logo através da adoção de um quadro em fibra de carbono, ao invés do aço ou do alumínio mais utilizados nas motos convencionais.

Claro que o facto de a moto não ter um motor a combustão, mas sim elétrico, significa que há muito menos peças e por isso menos peso. Basta olhá-la de perfil para perceber que aquele buraco ao meio, provavelmente a sua característica estética mais marcante, a torna mais delgada.

Moto elétrica Novus - AWAY
Moto elétrica Novus

A energia para mover todo o conjunto parte de uma bateria com 5,5 kWh de capacidade, que pode ser carregada até 80 por cento em uma hora e meia se for usado o carregador rápido. A autonomia oferecida pela Novus é de até 150 km, considerando a circulação a uma velocidade média de 30 km/h em ambiente citadino.

Já o motor instalado na roda traseira permite à Novus obter prestações acima das convencionais 125 cc, de acordo com a marca. Em apenas dois segundos esta moto elétrica com capacidade para apenas um ocupante atinge 50 km/h, sendo que a velocidade máxima é de 120 km/h na versão com 25 kW, a mais potente entre as três disponíveis.

Moto elétrica Novus - AWAY
Moto elétrica Novus

Quanto à praticidade, é conseguida através da Novus App. Com esta aplicação instalada no seu smartphone o condutor pode ter acesso a uma série de funcionalidades da moto, ao sistema de navegação específico e pode até ligá-la sem necessidade de usar uma chave.

Um sistema de encaixe próprio, incluído no guiador, assegura a colocação do smartphone no sítio certo quando em andamento. Como acessório a Novus disponibiliza uma mala semirrígida para transporte de objetos, desenhada para ser encaixada na abertura do quadro.

Esta nova moto elétrica está disponível por encomenda a partir de 30.400 euros. A produção em série tem início no verão de 2023.

(Fotos: divulgação)

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal
Radares da PSP: vê onde vão estar na próxima semana de 22 a 28 de abril
Mundo vive branqueamento em massa de corais pela segunda vez em 10 anos