Fantástico

Startup israelita revela eVTOL Air One capaz de atingir 250 km/h

Proposta de eVTOL da startup israelita Air dobra-se para caber na garagem e promete autonomia para 177 km
Texto

Os eVTOL, aeronaves elétricas com descolagem e aterragem na vertical, são no seu cerne o resultado da junção entre um automóvel e um helicóptero. E foi com isso em vista que a Air, uma startup israelita, desenvolveu a sua proposta, o Air One.

A Air identifica o seu eVTOL como o filho da aviação e do automobilismo, salientando que o Air One é uma aeronave com o ADN dos automóveis. Por isso, foi desenhada para ser facilmente pilotada e para ter uma manutenção acessível e fácil.

eVTOL Air One - AWAY
eVTOL Air One

Tem espaço para duas pessoas – uma delas, a que pilota a aeronave – e é elétrico, tendo sido pensado para ser amigo do ambiente e não ter emissões. O próximo passo, explica a Air no seu site, é torná-lo o mais silencioso possível para eliminar também a poluição sonora.

Ainda que sejam necessárias várias mudanças para tornar os eVTOL uma parte real da mobilidade do dia a dia, o Air One está a ser pensado para ser facilmente guardado na garagem ao lado do automóvel. Depois de aterrar, o copiloto automático ajuda a estacionar no lugar e o facto de ser dobrável (fica do tamanho de uma pickup) permite que caiba na garagem ao lado do automóvel.

eVTOL Air One - AWAY
Aeronave elétrica descola e aterra na vertical

Agora falemos das especificações apresentadas pela Air que são bastante apelativas. Apesar de não ser especificado o tipo de bateria que será usada pelo eVTOL, o Air One deverá ter autonomia para cerca de 177 km, tendo um tempo máximo de voo de uma hora.

Em relação aos tempos de carregamento, vai dos 0% aos 100% em apenas uma hora. Em 30 minutos, carrega dos 20% aos 80%.

A velocidade é também bastante superior à de um veículo em estrada. Pode chegar a atingir os 250 km/h e a velocidade de cruzeiro é de 161 km/h.

eVTOL Air One - AWAY
Proposta está a ser desenvolvida por startup israelita

O Air One ainda não faz parte da garagem de ninguém, mas a startup israelita espera ter o seu eVTOL certificado até 2024, ou seja, no próximo ano, para poder começar as primeiras entregas nesse mesmo ano.

Neste momento já é possível proceder à pré-reserva mediante o pagamento de 950 euros. O preço base do Air One será de 142,5 mil euros.

Protótipo do eVTOL Air One já voa

Em dezembro de 2022, apenas cinco meses depois de ter levantado voo pela primeira vez, o Air One escreveu mais um capítulo na sua história.

O protótipo completou a sua primeira transição, tendo descolado e voado por uns minutos. Vê o voo no vídeo abaixo.

O eVTOL não levava pessoas, mas transportava a sua carga máxima de 1100 kg conforme o previsto no programa de certificação.

O próximo passo será realizar o mesmo voo, desta vez com passageiros.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal