Fantástico

Novo eVTOL é um verdadeiro carro voador sem asas nem hélices visíveis

Oryx está a ser desenvolvido pela empresa britânica Bellwether e poderá ser visto nos céus do Dubai a partir de 2023
Texto

Oryx é o nome com que a Bellwether batizou o seu eVTOL – aeronave elétrica de descolagem e aterragem vertical – de terceira geração. A nova proposta da empresa de mobilidade aérea sediada em Londres, Inglaterra, apresenta um design revolucionário que promete marcar o futuro dos céus.

Com capacidade para transportar um piloto e mais dois ocupantes, o modelo Oryx continuará a ser evoluído para no futuro poder levar até quatro passageiros. Mas mais do que o seu espaço interior, o que marca a diferença neste eVTOL face às propostas de outras empresas são as suas linhas superfuturistas, com o sistema de propulsão totalmente oculto.

Bellwether eVTOL - AWAY
 Bellwether Oryx

No Oryx, uma evolução do modelo Antelope, não vemos asas salientes, nas quais estariam montadas uma série de hélices. Pelo contrário, este eVTOL quase mais se assemelha a um automóvel do futuro, do que propriamente a uma aeronave. A Bellwether dá a este conceito a designação “volar”.

Com dimensões pouco maiores do que um automóvel do estilo SUV, o Oryx esconde na parte de baixo da sua estrutura todo o sistema de propulsão elétrica, o que, segundo a empresa britânica, lhe permite obter uma eficiência acrescida e um melhor controlo de voo.

A aeronave terá uma velocidade de cruzeiro de 140 km/h, pelo que poderá fazer a viagem desde o aeroporto de Heathrow até ao centro de Londres em apenas oito minutos. Um tempo assinalável, tendo em conta que a mesma distância demora 50 a 100 minutos a ser percorrida de automóvel.

A Bellwether confirmou que o Oryx irá começar a ser testado em ambiente real em 2023. O seu eVTOL irá cruzar os céus do Dubai com a ajuda dos parceiros Enata Aerospace e Inmarsat.

(Fotos: divulgação)

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal