Mobilidade

United compra 200 táxis aéreos urbanos eVTOL. Estás pronto para voar?

Companhia investe em startups e integra consórcio que em breve irá simular operações em Chicago, Estados Unidos
Texto

A companhia aérea americana United volta a apostar na mobilidade aérea urbana ao realizar um investimento de 15 milhões de dólares na Eve Air Mobility e ao assinar um acordo para a compra de 200 unidades de um avião elétrico de quatro lugares, as quais deverão ser entregues em 2026. O negócio prevê ainda a possível aquisição de mais 200 unidades.

Para além da aquisição de eVTOLs, a United irá colaborar com a Eve também em projetos futuros, que irão incidir no desenvolvimento do ecossistema de mobilidade aérea urbana – junta-se ao consórcio liderado pela Eve que muito em breve irá simular operações em Chicago – e na utilização e aplicação das aeronaves da startup subsidiária da brasileira Embraer.

Quanto aos eVTOLs da Eve, estão especialmente concebidos para pequenas deslocações em ambiente urbano, onde funcionam como táxis aéreos. Têm uma autonomia de 100 km e, por estarem equipados com motores elétricos, não emitem qualquer CO2 e provocam menos 90% de ruído face a um avião convencional, segundo dados avançados pela United.

Em comunicado, a United destaca que o acordo estabelecido com a Eve sublinha a confiança da companhia aérea americana, que é também uma das maiores do mundo, no mercado da mobilidade aérea urbana, assim como contribui para o seu objetivo de zero emissões líquidas de carbono zero até 2050 - sem utilizar as compensações tradicionais.

Para apoiar o seu compromisso em atingir as emissões zero, a United criou um fundo de investimento – United Airlines Ventures (UAV) – através do qual tem realizado investimentos em eVTOLs e aviões elétricos, motores de células de combustível de hidrogénio, e combustível sustentável para aviação. Recentemente a companhia realizou uma encomenda no valor de 10 milhões de dólares para a aquisição de 100 eVTOLs da Archer Aviation.

A United é, assim, mais uma empresa a apostar nos eVTOLs, os chamados táxis aéreos, e na mobilidade aérea urbana como possível solução para fazer face ao crescente congestionamento de trânsito nos grandes centros urbanos.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal