Mobilidade

Volkswagen entra na corrida da mobilidade aérea com o seu eVTOL

Construtor desenvolveu na China um protótipo de aeronave pilotada de forma autónoma. Entra em testes no final deste ano
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O nome oficial é V.MO, embora seja carinhosamente tratado por Tigre Voador. Trata-se da primeira aeronave elétrica para transporte de passageiros de descolagem e aterragem vertical, um eVTOL, desenvolvido pela Volkswagen Group China.

Iniciado em 2020, o projeto agora em fase de protótipo faz parte da estratégia da divisão chinesa do construtor automóvel alemão que visa explorar novas formas de mobilidade individual sustentável, enquanto solução para eliminar o congestionamento e a poluição, em particular nas grandes cidades.

Porque nem só de automóveis elétricos ou a hidrogénio se faz a mobilidade sustentável de amanhã, a Volkswagen Group China reuniu um conjunto de especialistas locais que durante aproximadamente dois anos se dedicou à investigação, desenvolvimento conceptual e engenharia de um projeto de mobilidade vertical.

O resultado é o protótipo Tigre Voador, assim denominado devido à sua pintura exterior em preto e dourado, cores escolhidas para comemorar o seu lançamento no Ano do Tigre. Desenvolvido com base em soluções já existentes de condução autónoma e de alimentação através de baterias, este eVTOL foi pensado para transportar até quatro pessoas e respetiva bagagem.

Com 11,2 metros de comprimento e uma envergadura de 10,6m, o eVTOL V.MO está equipado com oito rotores que lhe permitem realizar a descolagem vertical, embora integre também duas hélices para a descolagem horizontal. A divisão chinesa da Volkswagen adianta que a sua inovadora aeronave deverá ter uma autonomia de 200 km.

Atento ao rápido crescimento do mercado de mobilidade aérea, que visa utilizar os céus para ligações de curta e média distância, o grupo germano-chinês realizará vários voos de teste já no final deste ano com o objetivo de otimizar o conceito.

O cronograma de desenvolvimento do projeto prevê que uma versão melhorada do protótipo V.MO seja submetida a voos de teste mais rigorosos e extensos até ao final do verão de 2023.

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