Fantástico

Jetson cria eVTOL para uso pessoal que atinge 120 km/h

Voar para o trabalho já não é algo do futuro. O Jetson One é uma pequena aeronave que pode ser usada por qualquer pessoa nas deslocações diárias

Há umas décadas, quando se pensava na mobilidade do futuro, imaginavam-se carros voadores. Tal ainda não é uma realidade, mas cada vez mais se ouve falar de opções aéreas mais sustentáveis e para uso pessoal.

Em 2018, a Jetson, uma empresa sueca, apresentou o seu protótipo de veículo aéreo elétrico, para uso pessoal, que pretendia transformar o céu nas autoestradas do futuro. Desde então, a marca começou a desenvolver aquilo que seria o produto final.

Jetson One (foto: captura)

O Jetson One é o resultado dos três anos de criação e está prestes a facilitar a mobilidade de alguns indivíduos. Transporta uma pessoa apenas, que não pode ter mais de 95 kg, e quer ser uma alternativa aos carros.

É um eVTOL, ou seja, uma pequena aeronave que faz descolagens e aterragens completamente na vertical, sendo por isso fácil estacionar em praticamente qualquer lado.

O Jetson One atinge 120 km/h e tem uma bateria que garante autonomia para 20 minutos de voo.

Jetson One em voo (foto: captura)

Criar um veículo seguro foi uma das prioridades da Jetson. A estrutura é toda em alumínio e o habitáculo é inspirado no dos carros de corrida. Inclui um paraquedas que se ativa rapidamente caso seja necessário.

Possui três computadores de bordo e sensores para detetar estradas e possíveis obstáculos, de forma a facilitar a condução.

Neste momento, já é possível fazer a reserva do eVTOL que custa 78,7 mil euros. A empresa vai começar a produzir os veículos no verão do próximo ano e conta entregar os primeiros 12 – que já têm dono – no outono do mesmo ano.

As encomendas que forem feitas agora são para ser entregues em 2023. Quem estiver interessado tem de fazer o pagamento de um sinal de 18,8 mil euros.

Continuar a ler
Home
Elétrico, radical e inovador, conhece este fantástico triciclo
Preço de gasóleo e gasolina volta a descer amanhã
E-bike analisa o nível de poluição no ar enquanto pedalas