Já falámos aqui por diversas vezes sobre um novo tipo de veículo que, embora ainda não esteja a ser comercializado, tem sido uma das grandes apostas de várias empresas. Surgem cada vez mais propostas destas aeronaves elétricas com capacidade para descolar e aterrar na vertical.
Uma das empresas completamente focada neste novo tipo de mobilidade é a Zeva. A empresa criada em Washington, nos Estados Unidos, em 2017, tem trabalhado no Zero, um eVTOL que apesar de levantar voo e pousar na vertical, foi pensado para voar na horizontal, já que assim tem melhor aerodinâmica.
Ainda não há muita informação sobre esta inovadora aeronave, mas o pouco que já vimos desperta a curiosidade.
Para começar, o design é, no mínimo, único e leva-nos para os filmes de ficção científica com discos voadores. Por ser conduzido na horizontal e ter o formato de um formato esférico e achatado, o piloto acaba por ficar deitado enquanto conduz.
Foi pensado para ser usado por todos, no dia a dia, para as mais variadas deslocações. De acordo com a Zeva, pelas suas características, o Zero pode ser também um excelente aliado para socorristas, por permitir chegar a qualquer lado rapidamente, evitando o trânsito das estradas.
Ao contrário de muitas das propostas que têm surgido, este veículo voador pensado apenas para uma pessoa não é autónomo. Terá um joystick que permitirá ao tripulante e único passageiro deslocar-se no ar.
Os motores elétricos irão permitir ao veículo atingir velocidades de mais de 250 km/h e percorrer uma distância de até 80 km.
Apesar de ainda não haver data para começar a produzir e a vender o eVTOL Zero, a Zeva fez os primeiros voos experimentais com o Zero no início do ano, parte do rigoroso programa de testes para conseguir o certificado de navegabilidade aérea da FAA.
Já esta primavera, a empresa americana espera conseguir abrir as pré-encomendas do Zeva Zero. Para tal, será necessário fazer um depósito de 5 mil dólares (cerca de 3,7 mil euros). A Zeva acredita que as primeiras unidades produzidas ficarão à venda por cerca de 229 mil euros.
(Fotos: Zeva