Mobilidade

Boeing investe 400 milhões de euros em táxis aéreos elétricos e autónomos

Wisk Aero recebeu apoio da Boeing para desenvolver uma frota de táxis eVTOL e obter certificado para operar nos EUA

Já imaginou apanhar um táxi com capacidade de descolar e aterrar em qualquer lado na vertical (eVTOL)? E juntar a isso o facto de ser um transporte 100% sustentável na deslocação (elétrico) e ainda por cima não necessitar sequer de condutor (autónomo)? Pois bem, os eVTOL continuam a surgir com propostas das mais variadas possíveis e podemos estar a poucos anos de ter várias frotas de táxis aéreos a operar ao nosso serviço.

Recentemente, demos a conhecer a SkyDrive que poderá ter os seus eVTOL a transportar pessoas durante a Expo 2025 de Osaka. Agora mostramos a Wisk Aero que planeia ter o certificado da Administração Federal de Aviação (FAA) para que possam operar a sua aeronave autónoma elétrica como táxi aéreo.

Esta empresa de mobilidade aérea autónoma nasceu em 2010, na Califórnia, e, desde cedo, teve o apoio da construtora americana de aeronaves, Kitty Hawk Corporation. Em 2017, conseguiu colocar a voar um dos seus eVTOL autónomos de passageiros, sendo assim a primeira empresa americana a alcançar o feito. Até hoje, já criaram e testaram cinco gerações de eVTOL.

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Agora preparam-se para começar a desenvolver a sexta geração e vão fazê-lo com um apoio de força: The Boeing Company. Em 2022, a Wisk recebeu um financiamento da gigante de aviação de 400 milhões de euros e fizeram uma colaboração que lhes irá permitir desenvolver tecnologia essencial para o sucesso da próxima aeronave eVTOL.

De acordo com a Wisk Aero, a sexta geração em que estão a trabalhar, é a primeira candidata a receber o certificado de aeronave autónoma e elétrica de passageiros nos Estados Unidos.

O plano da Wisk Aero é conseguir ter a maior frota de eVTOL autónomos e elétricos no prazo de cinco anos após receber a certificação de táxi aéreo. Nessa altura, acredita que irá operar cerca de 14 milhões de voos com zero emissões, por ano.

(Fotos e vídeo: Wisk Aero)

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