Mobilidade

Vais querer um destes! Carro voador elétrico chinês eVTOL voa no Dubai

XPeng Aeroht completou o primeiro voo público do seu eVTOL XPeng X2, no Skydive Dubai
Texto

Há mais uma aeronave elétrica com descolagem e aterragem vertical (eVTOL) a sair das estradas e a voar nos céus. Desta vez falamos do XPeng X2, apresentado como um carro voador, que fez a primeira viagem pública no Dubai.

Foi durante o GITEX Global 2022, uma das maiores feiras de tecnologia do mundo que decorreu no Dubai este mês, que o XPeng X2, desenvolvido pela XPeng Aeroht, uma afiliada da chinesa XPeng, levantou voo sob o olhar atento de cerca de 150 pessoas.

Para que este voo fosse possível, foram feitos vários testes para perceber que riscos estavam a ser corridos e para que a Autoridade de Aviação Civil do Dubai (DCAA, na sigla em inglês) autorizasse o voo.

Esta primeira demonstração foi feita no Skydive Dubai, já que dava o pano de fundo ideal para um voo que fica para a história da marca de mobilidade aérea.

O carro voador XPeng X2

Este eVTOL que levantou agora voo é a quinta geração desenvolvida pela XPeng Aeroht. Tem dois lugares e uma motorização elétrica que garante que não há emissões enquanto opera.

O cockpit fechado em forma de gota garante uma boa aerodinâmica durante o voo. A estrutura foi toda desenvolvida em fibra de carbono de forma a ser o mais leve possível.

eVTOL XPeng - AWAY
XPeng X2 em voo no Dubai

O XPeng X2 tem dois possíveis modos de condução, autónomo ou manual. Em modo autónomo, a marca explica que as operações de início de viagem, retorno e aterragem são todas feitas com o toque de um botão.

Apesar de ser apresentado pela empresa chinesa como um carro voador, não tem rodas que permitam andar em estrada. Mas isso está prestes a mudar.

sexta geração eVTOL XPeng - AWAY
Sexta geração do eVTOL da XPeng Aeroht

A XPeng Aeroht já anunciou que vai apresentar a sexta geração do seu eVTOL ainda este ano, durante o seu tech day. Este novo modelo vem com um update importante: vai ter a capacidade de andar em estrada e no ar. Ou seja, vai ser um verdadeiro carro voador.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal
Mundo vive branqueamento em massa de corais pela segunda vez em 10 anos