Há mais uma aeronave elétrica com descolagem e aterragem vertical (eVTOL) a sair das estradas e a voar nos céus. Desta vez falamos do XPeng X2, apresentado como um carro voador, que fez a primeira viagem pública no Dubai.
Foi durante o GITEX Global 2022, uma das maiores feiras de tecnologia do mundo que decorreu no Dubai este mês, que o XPeng X2, desenvolvido pela XPeng Aeroht, uma afiliada da chinesa XPeng, levantou voo sob o olhar atento de cerca de 150 pessoas.
Para que este voo fosse possível, foram feitos vários testes para perceber que riscos estavam a ser corridos e para que a Autoridade de Aviação Civil do Dubai (DCAA, na sigla em inglês) autorizasse o voo.
Esta primeira demonstração foi feita no Skydive Dubai, já que dava o pano de fundo ideal para um voo que fica para a história da marca de mobilidade aérea.
O carro voador XPeng X2
Este eVTOL que levantou agora voo é a quinta geração desenvolvida pela XPeng Aeroht. Tem dois lugares e uma motorização elétrica que garante que não há emissões enquanto opera.
O cockpit fechado em forma de gota garante uma boa aerodinâmica durante o voo. A estrutura foi toda desenvolvida em fibra de carbono de forma a ser o mais leve possível.
O XPeng X2 tem dois possíveis modos de condução, autónomo ou manual. Em modo autónomo, a marca explica que as operações de início de viagem, retorno e aterragem são todas feitas com o toque de um botão.
Apesar de ser apresentado pela empresa chinesa como um carro voador, não tem rodas que permitam andar em estrada. Mas isso está prestes a mudar.
A XPeng Aeroht já anunciou que vai apresentar a sexta geração do seu eVTOL ainda este ano, durante o seu tech day. Este novo modelo vem com um update importante: vai ter a capacidade de andar em estrada e no ar. Ou seja, vai ser um verdadeiro carro voador.