A Archer Aviation revelou os seus planos para a produção em série de eVTOL elétricos destinados ao serviço de táxi aéreo. Depois de obter a certificação que permitirá operar as suas aeronaves de descolagem e aterragem vertical, a empresa americana espera produzir 250 unidades já em 2025.
Até ao final de 2024 a empresa sediada na Califórnia espera ter os seus eVTOL com capacidade para quatro passageiros mais piloto totalmente certificados pela Federal Aviation Administration (FAA), a autoridade aeronáutica americana.
Mesmo se esta meta parece um pouco ambiciosa, tendo em conta que a FAA está ainda numa fase de definição das regras que permitirão aos eVTOL voar, a Archer acredita que em 2025 estará em condições de produzir em série o seu modelo Midnight.
O volume de produção irá aumentar de forma progressiva. À agência Reuters, Adam Goldstein, CEO da Archer, adiantou que no primeiro ano a empresa vai construir 250 aeronaves, no segundo ano vai construir 500 e no terceiro ano passará para 650. Mais tarde irá estar a produzir 2000 aeronaves por ano.
Apoiada pela companhia aérea United Airlines, a Archer Aviation irá competir um mercado que já conta com várias empresas concorrentes, como a Joby Aviation, a Vertical Aerospace e a Eve Air Mobility, só para mencionar algumas.
(Fotos: divulgação)