Mobilidade

Táxis aéreos conquistam o céu: Archer Aviation quer 250 eVTOL no ar em 2025

Empresa americana ambiciona construir 250 eVTOL elétricos no primeiro ano de produção, mas está dependente de certificação oficial
Texto
eVTOL elétrico da Archer Aviation
eVTOL elétrico da Archer Aviation

A Archer Aviation revelou os seus planos para a produção em série de eVTOL elétricos destinados ao serviço de táxi aéreo. Depois de obter a certificação que permitirá operar as suas aeronaves de descolagem e aterragem vertical, a empresa americana espera produzir 250 unidades já em 2025.

Até ao final de 2024 a empresa sediada na Califórnia espera ter os seus eVTOL com capacidade para quatro passageiros mais piloto totalmente certificados pela Federal Aviation Administration (FAA), a autoridade aeronáutica americana.

Mesmo se esta meta parece um pouco ambiciosa, tendo em conta que a FAA está ainda numa fase de definição das regras que permitirão aos eVTOL voar, a Archer acredita que em 2025 estará em condições de produzir em série o seu modelo Midnight.

Archer Aviation - AWAY
Protótipo do eVTOL Midnight

O volume de produção irá aumentar de forma progressiva. À agência Reuters, Adam Goldstein, CEO da Archer, adiantou que no primeiro ano a empresa vai construir 250 aeronaves, no segundo ano vai construir 500 e no terceiro ano passará para 650. Mais tarde irá estar a produzir 2000 aeronaves por ano.

Apoiada pela companhia aérea United Airlines, a Archer Aviation irá competir um mercado que já conta com várias empresas concorrentes, como a Joby Aviation, a Vertical Aerospace e a Eve Air Mobility, só para mencionar algumas.

(Fotos: divulgação)

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal