Mobilidade

Adeus stress em dia de voo: Delta quer táxis voadores para o aeroporto

Parceria com Joby vai permitir criar serviço de transporte casa-aeroporto com eVTOL para passageiros Delta
Texto

Imagina isto: tens de ir para o aeroporto apanhar o avião. Tudo está pronto, malas fechadas, passaporte na mão. Olhas para o relógio e estás atrasado. O Waze diz que está trânsito e o pânico instala-se. Tudo seria mais fácil se os carros voassem.

A companhia aérea americana Delta quer acabar com este stress e facilitar as deslocações dos seus passageiros para o aeroporto. Para tal, fez uma parceria com a empresa de eVTOL (aeronaves elétricas de descolagem e aterragem vertical) Joby Aviation para tornar as viagens casa-aeroporto de táxi aéreo uma realidade.

A Delta avançou com um investimento de capital de cerca de 61 milhões de euros na Joby, sendo que o valor poderá ir até aos 205 milhões de euros à medida que se forem atingindo objetivos.

As duas empresas vão trabalhar em conjunto para criar um serviço operado pela Joby de transporte de e para o aeroporto que possa ser reservado juntamente com o bilhete de avião.

O objetivo é oferecer aos passageiros da Delta um serviço de táxis aéreos exclusivo, de qualidade, que complemente o voo, que seja sustentável e que permita diminuir o tempo em trânsito nas deslocações para o aeroporto.

Numa primeira fase, o serviço será lançado em Nova Iorque e em Los Angeles, podendo depois ser expandido para outras cidades.

O acordo será mutuamente exclusivo nos Estados Unidos e no Reino Unido nos primeiros cinco anos depois do lançamento do serviço.

Joby e o eVTOL que vai operar como táxi aéreo

A Joby Aviation tem estado focada em desenvolver eVTOL desde 2009. Dez anos depois, em 2019, a empresa estava a construir a sua primeira aeronave elétrica de descolagem e aterragem vertical com o apoio da Toyota.

Testes demonstraram que a aeronave tinha capacidade para operar, e certificados da Administração Federal de Aviação (FAA na sigla original) confirmaram que o projeto poderia estar no ar muito em breve.

Neste momento, a Joby está a trabalhar para certificar a aeronave para que possa operar como táxi aéreo e a preparar-se para começar o serviço.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Vais poder andar de táxi aéreo em breve. Primeiro eVTOL já foi entregue a cliente
Podes ser multado por levares o teu cão sem cinto de segurança no carro? Conhece as regras
Mais uma marca chinesa em Portugal. XPeng chega já este ano