Como é que se consegue criar um barco à vela o mais sustentável possível? Usando materiais orgânicos que facilmente se renovam e indo buscar plásticos que um dia poluíram os oceanos e agora ajudam a navegar sem deixar uma pegada ecológica.
O Second Sun – segundo sol em tradução à letra – é mais do que uma proposta de barco à vela, é uma representação de esperança no futuro.
Idealizado pelo Furf Design Studio e pelo designer Cesar Pieri, este barco sustentável foi desenhado para ter o menor impacto possível na natureza, não só a nível ambiental como visual. É inspirado nos aviões com asas redondas.
Automóvel e barco num só: anfíbio elétrico poderá vir a ser uma realidade
O casco transparente foi idealizado para se tornar invisível na água, permitindo ver a oscilação da água e a vida por entre as ondas. Deverá ser produzido com biopolímero à base de microalgas para ser resistente ao mesmo tempo que tem uma pequena pegada ambiental.
Ainda que todo o projeto apresente um design arrojado, a vela é talvez o que mais chama a atenção. É deste elemento que surge o nome do barco.
Redonda e amarela, como se fosse realmente um segundo sol, a vela é fabricada com plástico recolhido dos oceanos. Como explica o estúdio de design na sua página, usado este material, um dia o que poluiu ajuda a chamar a atenção para a necessidade de preservar o ambiente.
Barco elétrico com alma de pássaro está prestes a sobrevoar o mar
O barco à vela Second Sun é, por enquanto, um projeto especulativo que se mantém no papel. Ainda assim, poderá um dia chegar às águas ou servir de inspiração para uma nova proposta também ela mais sustentável.