Fantástico

Barco à vela de plástico reciclado e algas inspira futuro sustentável

Barco à vela Second Sun tem casco transparente feito de materiais biológicos e vela redonda que dá nova vida a plástico
Texto

Como é que se consegue criar um barco à vela o mais sustentável possível? Usando materiais orgânicos que facilmente se renovam e indo buscar plásticos que um dia poluíram os oceanos e agora ajudam a navegar sem deixar uma pegada ecológica.

O Second Sun – segundo sol em tradução à letra – é mais do que uma proposta de barco à vela, é uma representação de esperança no futuro.

Barco à vela - AWAY
Vela foi desenhada para representar o sol (foto: Furf Design Studio)

Idealizado pelo Furf Design Studio e pelo designer Cesar Pieri, este barco sustentável foi desenhado para ter o menor impacto possível na natureza, não só a nível ambiental como visual. É inspirado nos aviões com asas redondas.

O casco transparente foi idealizado para se tornar invisível na água, permitindo ver a oscilação da água e a vida por entre as ondas. Deverá ser produzido com biopolímero à base de microalgas para ser resistente ao mesmo tempo que tem uma pequena pegada ambiental.

Ainda que todo o projeto apresente um design arrojado, a vela é talvez o que mais chama a atenção. É deste elemento que surge o nome do barco.

Redonda e amarela, como se fosse realmente um segundo sol, a vela é fabricada com plástico recolhido dos oceanos. Como explica o estúdio de design na sua página, usado este material, um dia o que poluiu ajuda a chamar a atenção para a necessidade de preservar o ambiente.

O barco à vela Second Sun é, por enquanto, um projeto especulativo que se mantém no papel. Ainda assim, poderá um dia chegar às águas ou servir de inspiração para uma nova proposta também ela mais sustentável.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Radares da PSP na próxima semana até 30 de abril
Renováveis: energia eólica com maior crescimento de sempre em 2023
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade