Mobilidade

Freepower, o barco com painéis fotovoltaicos que navega graças ao sol

Falámos com o criador do barco a energia solar Freepower para descobrir o que torna este veículo aquático tão especial
Texto

Diretamente da Noruega, chega-nos um novo barco pensado para levar a ideia de liberdade até onde a maré (e o sol) permite. O Freepower é uma proposta a energia solar que quer convidar os navegadores a desfrutarem da viagem sem terem de olhar para níveis de energia ou planear carregamentos.

O barco a energia solar Freepower surgiu da mente de Martin Bjurmalm, um apaixonado pelo mar e por barcos, que trabalhou na indústria do petróleo e gás até perceber que era necessário largar os combustíveis fósseis e trocá-los por alternativas sustentáveis.

barco a energia solar - AWAY
Barco solar Freepower

Foi em 2009 que Martin, em alto-mar, com a mulher, Isabel, percebeu que não podia aproveitar a experiência com o fumo e os barulhos do motor a petróleo. Nascia assim a ideia para o Freepower e, sete anos depois, o projeto começava a dar os primeiros passos.

“A energia solar é a mais nobre de todas. Tudo começa com a energia do sol”, começa por explicar à AWAY Martin Bjurmalm. “A energia solar pertence a todos no planeta, não importa se são ricos ou pobres.”

Como a energia solar te pode levar pelas ondas

O Freepower tem painéis fotovoltaicos no toldo que geram energia armazenada nas baterias instaladas na quilha. O barco está preparado para ter até quatro baterias de iões de lítio com capacidade de 4,5 kW cada uma.

Apesar de ser movido a energia solar, é possível navegar em dias sem luz. Nestes casos, tem autonomia para entre 28 km e 111 km, ou três a 12 horas, a uma velocidade de 5 nós (9 km/h), dependendo do número de baterias instaladas. A velocidade máxima é de 7 nós (13 km/h).

No entanto, é em manhãs e tarde claras, em que o sol brilha, que o barco a energia solar mais ondas corta, parando apenas quando o navegador o quiser fazer.

CEO Freepower - AWAY
Martin Bjurmalm, CEO e fundador da Freepower

É muito simples navegar [com o barco solar] já que tem um sistema de carregamento autónomo que trata de tudo para que possas estar focado na natureza e nos teus amigos a bordo. Ouves o som da água e o canto dos pássaros. Sentes-te livre e como se fosses um com a natureza”, confidencia-nos o criador do Freepower.

Sustentabilidade, tecnologia e o futuro do Freepower

Além de ser movido a energia solar, este barco norueguês está a ser desenvolvido com o objetivo de ser todo ele o mais sustentável possível. Martin quer que o Freepower seja “100% neutro para o clima desde a fábrica e em todo o seu ciclo de vida, até ser reciclado”.

Versátil, pode ser usado tanto em águas doces como salgadas e, pelas suas características, é uma excelente opção para o turismo ou até para transporte público em cidades com canais. O criador do projeto acredita também que o barco funciona bem para passeios recreativos, ir à pesca, dar apoio em mergulho ou até para ser usado por cientistas marítimos.

aplicação barco solar - AWAY
Aplicação Freepower

O Freepower terá uma aplicação que ainda está em desenvolvimento com várias funcionalidades como a georreferenciação, o posicionamento dinâmico e a capacidade de prever a autonomia do barco tendo em consideração o estado do tempo.

Na Noruega e na Suécia já é possível fazer a pré-encomenda do Freepower Model1 e em breve será possível no resto da Europa, garantiu Martin. O preço de entrada é 85 mil euros.

(Fotos e vídeo cortesia da Freepower)

 

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal