Fantástico

Automóvel e barco num só: anfíbio elétrico poderá vir a ser uma realidade

Uma empresa americana está a angariar investimento para levar para a frente a produção do seu Trident LS-1, um veículo com múltiplas aplicações
Texto
Veículo anfíbio Trident LS-1 da Poseidon AmphibWorks
Veículo anfíbio Trident LS-1 da Poseidon AmphibWorks

De Miami, Estados Unidos, chega-nos mais uma proposta de automóvel anfíbio, desta vez equipado com motorização elétrica. O protótipo Trident LS-1 está a ser desenvolvido pela Poseidon AmphibWorks e pretende responder aos desafios climáticos que se avizinham.

O facto de ter três rodas não é, de longe, o mais surpreendente no concept Trident LS-1. Aquilo em que este veículo é verdadeiramente excecional é o facto de poder circular em estrada, tal como sobre a água. Ou melhor, acima dela, já que o sistema de hidrofólios faz com que o casco não tenha de estar em contacto permanente com a água.

Anfíbio Trident LS-1 - AWAY
Anfíbio Trident LS-1

Tratando-se de um anfíbio, podemos desde logo questionar qual a utilidade de um veículo com estas características, para além de servir como puro exercício estilístico ou de engenharia. Mas, para essa dúvida, a Poseidon AmphibWorks tem múltiplas respostas.

A empresa americana autora do projeto assegura que o Trident LS-1 pode ser usado como veículo recreativo, como barco de recreio, como meio de transporte terrestre e aquático em situação de catástrofe, e como táxi marítimo. Para além destas utilizações, pode ainda ser útil enquanto meio de resgate aquático ou como veículo militar.

Anfíbio Trident LS-1 - AWAY
Anfíbio Trident LS-1

Com capacidade para três ocupantes sentados, o Trident LS-1 tem um deck totalmente modular, que pode ser configurado de acordo com as preferências do seu utilizador. Como está equipado com um motor elétrico não produz quaisquer emissões e aceita carregamento rápido DC.

Na estrada oferece tração integral, uma autonomia de 355 km, chega aos 100 km/h em menos de cinco segundos e estará homologado para condução em autoestrada. Já na água o anfíbio tem autonomia de 60 milhas náuticas (111 km) e pode atingir 65 km/h.

Atualmente a Poseidon AmphibWorks está ainda a angariar investimento para o projeto Trident LS-1, pelo que fica a incógnita se alguma vez este anfíbio virá a ser produzido. A empresa adianta que tem um custo de produção de 76 mil euros e que pode ser comercializado a um valor próximo dos 95 mil euros.

(Fotos ilustrativas divulgadas pela Poseidon AmphibWorks. O modelo de produção em série terá um design distinto.)

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal
Mundo vive branqueamento em massa de corais pela segunda vez em 10 anos