Fantástico

Barco elétrico com alma de pássaro está prestes a sobrevoar o mar

Seaglider é um novo conceito de veículo aquático e a REGENT está a trabalhar num que deverá atingir velocidades de 300 km/h
Texto

Aspeto de avião, mas feito para deslizar na água. É talvez esta a maneira mais correta de se descrever este barco elétrico que introduz aquela que será uma nova categoria de veículo sustentável: o seaglider.

Em tradução livre, seaglider é um deslizante do mar. Na verdade, é um tipo de veículo wing-in-ground-effect (WIG), caracterizado por ter asas que distribuem o sistema de propulsão e pelos hidrofólios que o elevam da água, que foi apresentado pela primeira vez nos anos 1990.

Agora que se fala nos novos conceitos de mobilidade, o seaglider parece estar a ganhar um novo folgo em pleno século XXI. A REGENT (Regional Electric Ground Effect Nautical Transport) é uma empresa americana que quer tornar estes veículos aquáticos parte das deslocações diárias de milhares de pessoas.

Seaglider da REGENT - AWAY
Seaglider da REGENT

A proposta em que estão a trabalhar chama-se Viceroy e deverá estar ao serviço em águas do mundo até 2025.

Este seaglider que quase parece uma gaivota está pensado para transportar 12 passageiros e uma tripulação de duas pessoas.

Pelas suas características, poderá deslocar-se de três formas distintas: como um barco comum, com o casco em contacto com a água; com os hidrofólios que o elevam do nível do mar; ou com um efeito a que chamam flight in ground (voo em terra), em que os hidrofólios recolhem.

Seaglider com autonomia para 300 km - AWAY
Viceroy tem autonomia para 300 km

Apesar de a REGENT alertar que as especificações ainda podem sofrer alterações, a expectativa é que este seaglider tenha autonomia para perto de 300 km, valor que poderá subir para 740 km com a nova geração de baterias.

De acordo com a empresa, o Viceroy poderá atingir perto de 300 km/h. Mas que esta velocidade no mínimo surpreendente não te assuste. A REGENT garante que o veículo será tão seguro como uma aeronave.

Protótipo elétrico em teste - AWAY
Protótipo a ser testado

No seu website, a empresa explica que a grande vantagem deste veículo é que tem um custo de produção 50% mais baixo do que uma aeronave e é seis vezes mais rápido do que um ferryboat.

Por ser 100% elétrico, tem zero emissões e é silencioso quando está a trabalhar.

Os passos para se trazer o Viceroy para o mar estão a ser dados devagar, mas de forma segura. Este ano, um protótipo feito à escala de ¼ fez o primeiro voo sobre a água e, em 2023, a empresa espera começar a testar o protótipo à escala real.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Vais poder andar de táxi aéreo em breve. Primeiro eVTOL já foi entregue a cliente
Podes ser multado por levares o teu cão sem cinto de segurança no carro? Conhece as regras
Mais uma marca chinesa em Portugal. XPeng chega já este ano