Energia

Investimento de €156,4 milhões em central de energia solar em Beja

Caso avance, novo parque de energia solar vai ocupar 750 hectares e terá potência instalada de 234 kWp
Texto
Parque de energia solar (foto: Rafiq Maqbool/AP)
Parque de energia solar (foto: Rafiq Maqbool/AP)

Ferreira do Alentejo, em Beja, poderá vir a ter uma nova central solar fotovoltaica. O projeto, que está agora a ser alvo de Avaliação de Impacte Ambiental (AIA), junta duas empresas que pretendem investir 156,4 milhões de euros na construção do parque de energia solar.

A Central Solar Fotovoltaica de Ferreira do Alentejo irá ocupar uma área de 750 hectares nas uniões de freguesias de Ferreira do Alentejo e Canhestros e de Alfundão e Peroguarda, sendo o espaço dividido pela estrada IP8.

Terá uma potência instalada de quase 234 kWp, o que irá permitir uma produção média anual de 451 GWh, pode ler-se no resumo não técnico do AIA.

A central, que, de acordo com o documento, tem como objetivo contribuir para a diversificação das fontes energéticas do país, vai estar ligada à subestação de Ferreira do Alentejo por uma Linha de Muita Alta Tensão (LMAT).

Com uma vida útil de cerca de 30 anos, o parque solar surge como resultado da junção de dois projetos cuja capacidade foi obtida no leilão de energia solar de 2020, um pela empresa IncognitWorld Unipessoal e outro pela Qsun Portugal 4 Unipessoal.

Central de energia solar - AWAY
Alentejo poderá receber novo projeto de energia solar (foto: Miguel Cacilhas/Unsplash)

O processo de AIA do projeto da Central Solar Fotovoltaica de Ferreira do Alentejo está em consulta pública na Agência Portuguesa do Ambiente (APA) até 10 de abril. O licenciamento do projeto só poderá ser dado depois de emitida a Declaração de Impacte Ambiental Favorável ou Condicionalmente Favorável ou decorrido o prazo para a sua emissão.

Caso seja aprovada, a construção da central solar fotovoltaica deverá ter a duração de 18 meses e irá envolver até 450 trabalhadores, pode ler-se no resumo não técnico no AIA.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal