Energia

Parque solar em barragem a 2500 metros usa neve para gerar energia

AlpinSolar é um projeto de energia solar instalado em barragem de Muttsee, na Suíça
Texto

Como é que se aposta na energia solar em alturas do ano em que o sol parece ter mais dificuldade para chegar à terra? No caso da Suíça, dá-se um novo uso a uma barragem instalada 2500 metros acima do nível do mar, longe do nevoeiro que tapa os raios solares.

É na barragem de Muttsee, nos Alpes Glarus, que se encontra este parque solar ligeiramente diferente chamado AlpinSolar. Produz energia limpa, como qualquer outro projeto semelhante. A grande diferença é que os 4872 painéis fotovoltaicos foram instalados na barreira da barragem.

Parque de energia solar AlpinSolar - AWAY
AlpinSolar produz energia solar a elevada altitude (foto: divulgação)

Com capacidade de produção de 2,2 MW, a nova central fotovoltaica vai produzir 3,3 milhões kWh de eletricidade por ano.

No inverno, este projeto solar desenvolvido pelas empresas Axpo e IWB tem a particularidade de produzir três vezes mais energia limpa do que um parque das mesmas dimensões que esteja na região central da Suíça.

Isto acontece por duas razões. O facto de estar a elevada altitude faz com que esteja acima do nevoeiro, captando mais raios solares. Além disso, a neve reflete o sol ajudando os painéis a produzir mais energia.

Durante 20 anos, a energia produzida na AlpinSolar será utilizada na sua totalidade pela empresa de retalho Denner para dar eletricidade às suas 840 lojas.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal