Energia

Risen Energy bate recorde mundial de eficiência em painéis solares

Recorde de eficiência em painéis solares foi reconhecido pela TUV alemã e é oficial
Texto
Painéis solares da Risen na Índia (foto: divulgação)
Painéis solares da Risen na Índia (foto: divulgação)

A chinesa Risen Energy acaba de ver reconhecido o recorde mundial de eficiência de painéis solares com o novo valor de 23,89% e reclama ainda um recorde de potência de 741.456 Watts (ainda por certificar).

Os resultados da Risen Energy são atribuídos à tecnologia presente nos Hyper-ion (que recorre a células de heterojunção) com módulos testados e certificados pela TUV SUD em Munique, na Alemanha.

painéis solares - away
Painéis solares da Risen na Índia (foto: divulgação)

O valor agora atingido supera os 23,65% estabelecidos pela mesma empresa e reconhecidos em dezembro de 2021.

Em comunicado de imprensa a Risen Energy revela que os módulos de energia dos painéis solares Hyper-ion são capazes de manter mais de 90% da sua capacidade durante um período de 30 anos, em especial devido a uma alta bifacialidade de até 85% e coeficiente de temperatura extremamente estável.

A empresa destaca ainda a utilização de células ultrafinas (com espessura inferior a 100 micron) e um processo de baixa temperatura, bem como uma pegada de carbono total inferior a 400 Kg de gases nocivos à atmosfera (CO2 equivalente) por kWc (custo quilowatt).

Os painéis agora recordistas recorrem à tecnologia de células solares de heterojunção, que, de forma simplista, pode-se dizer que, entre outras características tecnológicas, tiram partido do facto de terem um painel solar com até três camadas de material fotovoltaico para assegurar maior captação e retenção da luz solar, tendo melhor eficiência e desempenho em altas temperaturas.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal