Energia

Painéis solares verticais: sabes que vantagens trazem?

Next2Sun é especializada em painéis solares verticais, um produto que traz benefícos para os terrenos onde são instalados
Texto

Com cada vez mais investimento em parques de energia solar, parece que estes projetos começam a retirar terrenos que poderiam ser para agricultura. Mas parece que já há uma forma de controlar o problema, permitindo que as terras sejam usadas em simultâneo para os dois fins: painéis fotovoltaicos verticais.

A Next2Sun é uma empresa especializada em painéis solares bifaciais verticais a que chama de agrivoltaicos.

Painéis solares verticais - AWAY
Next2Sun desenvolve painéis fotovoltaicos verticais (foto: Next2Sun/Facebook)

Ao contrário dos módulos que normalmente são instalados em projetos solares, estes não ficam paralelos ao chão e, por serem bifaciais, são capazes de captar os raios de sol de ambos os lados, gerando energia durante mais horas do dia.

A grande vantagem deste produto de energia solar é que, após ser instalado, deixa ainda cerca de 90% dos terrenos livres para serem usados para agricultura. Além disso, a estrutura protege as plantações do sol e do vento.

Cada módulo fotovoltaico da Next2Sun tem entre 1,80 metros e 2,80 metros de altura, dependendo se tem uma ou duas filas de painéis, e 2,20 metros de comprimento.

Em termos de produção de energia, a empresa refere que numa área de 2,5 a 3 hectares com filas com um espaçamento de 10 metros entre elas, a potência é de 1 MW.

Painéis solares verticais - AWAY
Painéis são instalados em filas (foto: Next2Sun/Facebook)

A Next2Sun tem levado os painéis solares verticais para várias partes do mundo.

Em janeiro de 2023, anunciou que iria estar envolvida na expansão de parques agrivoltaicos no Reino Unido, graças a uma parceria com a TEP Renewables, e, em dezembro de 2022, fechou um acordo de cooperação para o desenvolvimento de projetos fotovoltaicos na Índia e na África do Sul.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Vê como fica o preço dos combustíveis na próxima semana
Já é possível carregar o passe Andante e bilhetes ocasionais no Porto com telemóvel
Vais poder andar de táxi aéreo em breve. Primeiro eVTOL já foi entregue a cliente