Sustentabilidade

Inovação tecnológica usa energia solar para reciclar resíduos plásticos

Sistema converte emissões de gases com efeito de estufa e plásticos em combustíveis sustentáveis e produtos de cosmética
Texto
Resíduos plásticos (foto: Darko Vojinovic/AP)
Resíduos plásticos (foto: Darko Vojinovic/AP)

Uma equipa de cientistas da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, desenvolveu um novo sistema para transformar dióxido de carbono (CO2) e resíduos de plástico em combustíveis sustentáveis, como gás de síntese e ácido glicólico, com recurso a energia solar.

Cerca de 300 milhões de toneladas de resíduos plásticos, uma quantidade equivalente ao peso da população humana, são produzidos todos os anos, de acordo com o Programa da Organização das Nações Unidas para o Meio Ambiente. Deste valor, apenas 9% é reciclado.

urso plástico reciclado - away
Obra de arte na COP27 para apelar à redução do plástico (foto: Thomas Hartwell/AP)

A reciclagem química tradicional, onde o plástico é convertido em combustível, é um processo que necessita de temperaturas extremamente altas, tem um custo elevado, e é pouco eficiente. Mas o novo sistema alimentado a energia solar pode mudar esta situação.

A tecnologia pioneira pode, por exemplo, transformar os gases de efeito estufa em gás de síntese, um dos principais componentes dos combustíveis, e as garrafas plásticas em ácido glicólico, bastante utilizado na indústria cosmética.

rapariga garrafa plastico - away
A reciclagem de resíduos plásticos é uma urgência ambiental (foto: Kampus Prod./Pexels)

Já existem tecnologias idênticas à desenvolvida pelos cientistas da Universidade de Cambridge, porém nenhuma consegue reciclar resíduos de plástico e reduzir os gases de efeito estufa ao mesmo tempo.

No futuro, o projeto pode vir a ser considerado crucial para o desenvolvimento da economia circular. Os investigadores esperam que este possa ser usado para desenvolver uma fábrica de reciclagem totalmente alimentada a energia solar.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Vais poder andar de táxi aéreo em breve. Primeiro eVTOL já foi entregue a cliente
Podes ser multado por levares o teu cão sem cinto de segurança no carro? Conhece as regras
Mais uma marca chinesa em Portugal. XPeng chega já este ano