Energia

Está prestes a nascer o maior parque de árvores solares do mundo

Roma quer receber Expo 2030 e planeia construir maior parque de energia solar urbano do mundo com árvores energéticas
Texto

Roma é uma das cidades mais icónicas do mundo graças à sua história. Agora, a cidade italiana começa a virar-se para o futuro e está a planear construir aquele que será o maior parque de energia solar urbano e aberto ao público do mundo. Este vai ser composto por estruturas semelhantes a árvores com painéis solares.

A instalação que está a ser planeada será para dar energia à Expo 2030, caso Roma seja a cidade eleita para receber este grande evento. O Parque Solar Expo, como está a ser batizado, irá cobrir uma área de 150 mil metros quadrados e terá a capacidade de 36 MWp.

Parque solar Expo 2030 Roma - AWAY
Expo 2030 Roma vai ter árvores solares (foto: CRA - Carlo Ratti Associati)

Ao contrário dos parques de energia solar a que estamos mais habituados, este projeto não terá simples painéis solares. Terá, sim, grandes estruturas semelhantes a árvores com uma “copa” de painéis fotovoltaicos virados para o céu que abrem e fecham ao longo do dia. Vistos de cima, vão parecer mosaicos a cobrir a zona da Expo.

Este parque será acessível ao público, e as pessoas vão poder circular por entre as árvores.

O parque Solar Expo é apenas uma das partes de um projeto que foi idealizado pelo escritório de design CRA – Carlo Ratti Associati, o arquiteto Italo Rota e o urbanista Richard Burdett.

Expo 2030 Roma - AWAY
Parque solar terá capacidade de 36 MWp (foto: CRA - Carlo Ratti Associati)

Se Roma for eleita para receber o evento, a Expo 2030 irá decorrer em Tor Vergata, uma área conhecida pela sua zona residencial e por ter um dos maiores hubs universitários de Itália.

A Expo 2030 Roma está a ser desenhada para ser uma utopia fazível. Será composta por três áreas principais: a Cidade, que irá funcionar como a vila do evento e que será depois parte do campus da Universidade de Tor Vergata, a Boulevard, uma zona pedonal que liga os pavilhões, e o Parque, composto por vegetação e edifício temáticos.

Expo 2030 Roma - AWAY
Projeto de Roma revitaliza área universitária (foto: CRA – Carlo Ratti Associati)

Todos os edifícios que serão usados no evento serão depois reutilizados, de forma a revitalizar a área e transformá-la num polo de inovação.

O parque de energia solar será a principal fonte de eletricidade do evento e vai ajudar a descarbonizar também os bairros habitacionais circundantes, explica o escritório de design CRA – Carlo Ratti Associati em comunicado.

Em novembro de 2023, será anunciado o país que vai receber a Expo 2030. Itália candidata-se juntamente com a Coreia do Sul, Ucrânia e Arábia Saudita.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal