Energia

Árvores metálicas produzem energia solar e dão abrigo

Estruturas com painéis solares surgem como opção versátil para a produção de energia nas cidades
Texto

As energias renováveis estão a ganhar cada vez mais destaque. No entanto, os espaços ocupados por turbinas eólicas ou painéis fotovoltaicos, muitas vezes, deixam de ter outras utilidades. Um designer inglês desenvolveu um projeto que propõe uma nova forma de integrar a energia solar nas cidades: a Ecacia, uma estrutura inspirada nas árvores.

A ideia Ecacia surgiu já há alguns anos pelas mãos de Samuel Wilkinson. O objetivo era desenvolver uma proposta que não ocupasse muito espaço e que produzisse energia solar sem ser essa a sua única utilidade.

A inspiração veio da natureza. Procurando espécies de vegetação que criassem sombra e abrigo, o designer deparou-se com as Acácias, árvores típicas da savana africana com grandes copas planas para captar o máximo de sol possível.

Estrutura garante abrigo - AWAY
Ecacia garantem abrigo

Esta Ecacia não produz oxigénio nem limpa o ar. Por outro lado, a copa de sete metros de comprimento garante uma zona de abrigo e tem painéis fotovoltaicos virados para o céu com capacidade para 3,5 kW.

Uma das principais razões que tornam esta proposta ser tão interessante para os espaços é que, graças à sua estrutura inspirada em árvores, tem um impacto mínimo no chão, não ocupando uma grande área.

Além disso, foi desenhada para criar um espaço onde as pessoas possam proteger-se dos elementos ou encontrar-se com amigos. Por isso, por baixo da copa, no meio dos ramos, ficam lâmpadas LED que iluminam uma área relativamente grande.

Projeto das Ecacias - AWAY
Projeto das Ecacias

As estruturas solares foram pensadas para poderem ser usadas individualmente ou em conjunto.

Além disso, a energia solar produzida pode ser injetada na rede ou, em alternativa, ser usada localmente, para carregamento de bicicletas elétricas ou até veículos elétricos desde que acompanhada por uma bateria para armazenamento.

O projeto não é de agora, mas apenas recentemente saltou do papel para a realidade depois de ter chamado a atenção da startup de energia solar Solar Forma. A Ecacia está agora na fase final de desenvolvimento.

(Imagens cortesia de Samuel Wilkinson)

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Vê como fica o preço dos combustíveis na próxima semana
Já é possível carregar o passe Andante e bilhetes ocasionais no Porto com telemóvel
Vais poder andar de táxi aéreo em breve. Primeiro eVTOL já foi entregue a cliente