Imagina ires à praia com um guarda-sol que, mais do que te proteger do sol, gera energia a partir deste? É esta a proposta da marca de gelados italiana Sammontana e da empresa de design e inovação CRA – Carlo Ratti Associati que desenvolveram uma sombra com painéis solares no topo para tornar o verão mais sustentável.
O projeto nasceu com um objetivo: criar um guarda-sol capaz de alimentar um pequeno frigorífico para que as pessoas tivessem sempre alimentos e bebidas frescas mesmo nos dias mais quentes de verão.
Batizado de Parelio, o guarda-sol com painéis fotovoltaicos é inspirado na arte japonesa de origami e nos sistemas solares das naves espaciais da NASA. Por isso, os próprios módulos solares dobram-se para ser mais fácil transportar a sombra e desdobram-se para captar os raios de sol.
Na Nigéria, estão a transformar lixo eletrónico em lanternas a energia solar
A energia gerada por um guarda-sol é suficiente para alimentar um pequeno frigorífico portátil. No entanto, a tecnologia é escalável e, por isso, se se juntarem vários Parelios, é possível alimentar um grande congelador de gelados, algo que pode ser útil num resort.
Estes guarda-sóis desenvolvidos pela Sammontana e pela CRA – Carlo Ratti Associati surgem como uma forma de ajudar a proteger as praias de Itália, ao mesmo tempo que se oferece uma boa experiência às pessoas.
Apesar de ser uma proposta no mínimo original, até agora, o guarda-sol Parelio ainda permanece um protótipo. No entanto, o objetivo das empresas que o criaram é torná-lo uma realidade na costa de Itália.