Energia

Maior parque de energia solar da Europa vai nascer em Portugal

Projeto de energia solar Fernando Pessoa em Santiago do Cacém vai ter perto de 2 milhões de painéis fotovoltaicos
Texto
Maior parque solar da Europa ficará em Santiago do Cacém (foto: Iberdrola)
Maior parque solar da Europa ficará em Santiago do Cacém (foto: Iberdrola)

O maior parque de energia solar da Europa vai ficar em Portugal. Com 1200 megawatts (MW) de potência, o novo projeto fotovoltaico vai nascer em São Domingos, no concelho de Santiago do Cacém. Recebeu esta semana a licença ambiental, emitida pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA), para começar a ser construído.

Este megaprojeto de energia solar, designado Fernando Pessoa, será construído pela Prosolia Energy e pela Iberdrola e deverá entrar em funcionamento em 2025. Ocupará uma área de 1245 hectares e será composto por perto de 2 milhões de painéis fotovoltaicos divididos por quarto sub-parques.

Terá capacidade para gerar energia limpa para 430 mil residências, e por isso evitará o consumo de 370 milhões de metros cúbicos de gás por ano.

De forma a rentabilizar ao máximo a área que irá ocupar, a Iberdrola refere em comunicado que o terreno poderá ser utilizado por pastores locais para criação de gado ovino. Serão também introduzidas colmeias na zona de forma a contribuir para o equilíbrio do ecossistema e para potenciar o cultivo nas terras circundantes.

Parque solar Iberdrola - AWAY
Parque solar vai ficar pronto em 2025 (foto: Iberdrola)

O projeto inclui um Programa de Ações Socioeconómicas que prevê formação profissional na área da energia, apoio ao turismo, e fornecimento de energia solar às comunidades, explica a Iberdrola em comunicado.

Este projeto solar que recebe agora luz verde não era o inicialmente previsto. Numa primeira fase, a Prosolia Energy previa um investimento de mil milhões de euros para a instalação de mais de 2,2 milhões de módulos solares.

Energia solar - AWAY
Primeiro projeto solar para zona não foi aprovado (foto: Iberdrola)

A iniciativa gerou contestação popular e a APA acabou por lhe dar um parecer negativo. Depois de reformulado, o projeto voltou a consulta pública e acabou por receber a licença ambiental.

Em comunicado, a Iberdrola salientou que este é mais um dos seus vários projetos de energias renováveis em Portugal, referindo que prevê investir mais três mil milhões de euros em energia eólica e solar no país, nos próximos anos.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal