Energia

Japão aposta em projetos de gás natural para combater crise energética

Governo japonês está a trabalhar num apoio para levar empresas a apostar em instalações a gás natural
Texto
Central de energia a gás natural em Kawasaki (Foto: Toshifumi Kitamura/AFP via Getty Images)
Central de energia a gás natural em Kawasaki (Foto: Toshifumi Kitamura/AFP via Getty Images)

Numa altura em que tanto se fala na importância de apostar em energias renováveis, o governo japonês está a trabalhar num programa para incentivar empresas privadas a apostar na produção de energia a partir de gás natural de forma a combater a crise energética.

A notícia foi avançada pela Nikkei que refere que o Japão pretende dar apoios para recuperar instalações e custos de investimento de forma a aumentar a capacidade de produção de energia a partir de gás natural. O objetivo é atingir a produção de 6 mil megawatts (MW) até 2030.

gás natural - AWAY
Gás natural no Japão (Foto: Koji Sasahara/AP)

Entre 2023 e 2025, o governo japonês espera recrutar empresas interessadas em desenvolver projetos de produção de energia a gás natural. Projetos que já estejam em desenvolvimento que tenham como data de conclusão 2030 poderão também receber o apoio.

Grande parte das empresas tem optado por se afastar do gás natural devido às oscilações de preço e ao movimento a nível mundial para descarbonizar a energia, com cada vez mais países a incentivar o desenvolvimento de projetos de renováveis.

As instalações energéticas a gás modernas emitem pouco dióxido de carbono e caso as empresas optem por converter instalações a carvão para a gás será possível cortar emissões em até 50%.

Apesar do apoio governamental, de acordo com a Nikkei, poderá não haver muitas empresas interessadas neste programa já que esta aposta pode passar uma imagem negativa para os outros países, e as instalações a gás natural demoram algum tempo a ser construídas e implicam um grande investimento.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal