Energia

Energia nuclear e gás natural consideradas fontes sustentáveis pela UE

Parlamento Europeu valida nuclear e gás natural como sustentáveis e atribui rótulo “verde” a partir de janeiro de 2023
Energia nuclear e gás natural
Energia nuclear e gás natural

Os eurodeputados aprovaram hoje a atribuição do rótulo “verde” para a energia nuclear e para o gás natural, considerando estes recursos como fundamentais na luta contra as alterações climáticas.

Com a votação realizada no Parlamento Europeu estas duas fontes de energia passam a ser classificadas como sustentáveis, mas há regras a cumprir. Para obter a classificação, os investimentos nestas duas áreas, têm de assegurar, nas centrais nucleares, a emissão zero de dióxido de carbono e, no gás natural, que sejam utilizadas tecnologias mais recentes.

O plano apresentado em janeiro pela Comissão Europeia, para classificar investimentos em gás natural e energia nuclear como sustentáveis, agora aprovado, promete agitar as associações ambientais que reclamam contra esta classificação.

De acordo com a Euronews, a nova classificação, denominada "taxonomia climática da União Europeia", deverá favorecer o investimento privado em projetos de gás natural e de energia nuclear, ao mesmo tempo que também poderá proporcionar o acesso a fundos específicos para apoiar a transição energética.

Continuar a ler
Home
Preço dos combustíveis para a próxima semana com nova descida
E-bike analisa o nível de poluição no ar enquanto pedalas
E se fosses de balão ao espaço? Descobre aqui o preço de uma viagem de 6 horas