Energia

Elevado preço do gás obriga a nadar com fato de neoprene nesta piscina

Piscina próxima de Paris desligou aquecimento da água e tornou obrigatório uso de fatos completos para segurança de nadadores
Texto
Piscina exterior obriga a usar wetsuits (Foto: AP/Mark J. Terrill, IOPP)
Piscina exterior obriga a usar wetsuits (Foto: AP/Mark J. Terrill, IOPP)

Desde o início da guerra na Ucrânia que o preço da energia teve uma subida acentuada, obrigando empresas e população a mudar hábitos para poupar na fatura. Em França, as piscinas estão a diminuir o aquecimento da água e houve uma que o desligou completamente. Agora os nadadores têm de usar fatos completos para nadar.

A piscina exterior Nogent Nautique, nos arredores de Paris, teve sempre a água a cerca de 26ºC até que os preços da energia deixaram de o permitir. O aquecimento foi desligado em maio e houve quem optasse por mergulhar na água com wetsuits, fatos de neoprene que ajudam a manter a temperatura corporal.

Com a chegada do outono e a promessa de temperaturas mais baixas, a piscina instaurou uma nova política: a partir de 1 de outubro, passou a ser obrigatório utilizar fatos completos para se nadar ali.

Ao tornar os wetsuits obrigatórios nos dias mais frios, espera-se evitar emergências médicas por parte dos nadadores, especialmente os menos habituados a nadar em temperaturas baixas.

A decisão de desligar o aquecimento da água veio como resultado do aumento dos preços do gás um pouco por todo o mundo. Em declarações à Reuters, o gerente da piscina Nogent Nautique explicou que o megawatt-hora passou de 11 euros em setembro de 2020 para 151 euros em 2022.

Com a piscina a deixar de ser aquecida, espera-se uma poupança que pode rondar os 50 mil euros por mês nos meses mais frios.

A piscina Nogent Nautique deverá permanecer aberta pelo menos até as temperaturas descerem abaixo dos 15ºC.

França apresentou este mês várias medidas não obrigatórias que servem de linha para baixar os consumos energéticos em 10% face aos níveis de 2019. Uma das recomendações que o governo deixou a empresas que gerem piscinas é descer a temperatura da água em 1ºC.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal