Mobilidade

Esta moto parece saída dos anos 1990, mas é 100% elétrica

Com design dos anos 1990, este veículo apresenta-se como um híbrido entre uma e-bike e uma moto
Texto

A mobilidade elétrica continua a dar cartas e há sempre um novo veículo futurístico a sair. Também estão a surgir os que fazem uma homenagem ao passado, ao mesmo tempo que garantem que não têm a mesma pegada ecológica. É isso que acontece com a proposta da Tozz Bike, feito em parceria com a Joyce Technology.

Batizada de Joyce’90, esta proposta é apresentada como um híbrido entre motociclo e e-bike. De fora, parece um motociclo ainda que em ponto pequeno. Mas a motorização que vai chegar à Europa aproxima-a mais de uma bicicleta elétrica. Isto não é por acaso. A Joyce’90 foi desenvolvida para criar um nicho dentro de mercado. Para todos os efeitos, vamos chamar-lhe de motociclo.

A Joyce’90 é movida a eletricidade, ainda que quem olhe para ela possa achar que é um veículo saído diretamente dos anos 1990. Visualmente, fica entre uma dirt bike – como a da Cake – e uma grand tourer e as suas linhas são destacadas graças às cores vibrantes e aos decalques. Os pneus largos dão-lhe um ar robusto ainda que ágil.

Joyce90 - AWAY
Veículo é uma mistura entre motociclo e bicicleta (foto: Joyce Technology)

Duas características muito particulares vão apelar a quem cresceu durante os anos 1990. Em primeiro lugar, as colunas Bluetooth permitem ouvir música quando se anda sem ter de se andar com a coluna às costas como se via antigamente. Em segundo, os LED que ficam semiescondidos fazem com que a moto se destaque mesmo de noite.

À Europa, a Joyce’90 chega com um motor de 250W e com a velocidade limitada a 25 km/h. No entanto, noutros países, o motor de 750W permite-lhe atingir a velocidade máxima de 45 km/h. A autonomia é de 45 km, podendo chegar aos 90 km com um pack de bateria diferente. O carregamento rápido faz com que a bateria vá até ao 100% em apenas três horas.

A pré-venda deverá ficar disponível já durante o mês de janeiro, e o preço será divulgado em breve, refere a Tozz Bike numa publicação no site.

Apresentada como uma versão encolhida de um motociclo elétrico com os equipamentos de uma e-bike de alta qualidade, a Joyce’90 chega para criar um nicho dentro do mercado graças ao seu tamanho e comportamento na estrada, explica a Tozz Bike em comunicado.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Hyundai apresenta primeiro camião a hidrogénio com condução autónoma
Segurança rodoviária: 9 peças de roupa a evitar quando se está ao volante
Projeto português cria vidro que produz eletricidade a partir da luz solar