Mobilidade

Spy revela primeira mota elétrica do mundo que carrega com painéis solares

Autonomia de 200 quilómetros e velocidade máxima de 120 km/h fazem da Spy Electric uma proposta urbana
Texto

Imagina que podes circular na estrada enquanto a energia solar providencia carregamento direto para a tua mota. Sim, já há alguns automóveis e até barcos com painéis solares capazes de fornecer energia, mas faltava algo nas duas rodas.

A Spy Electric Motorcycles decidiu que estava na hora de o fazer e apresentou a primeira mota elétrica com painéis solares. Ah e é totalmente automática, tal como outras motas elétricas é só carregar no “start” e estás pronto para acelerar.

A solução de carregamento solar é engenhosa: pequenos painéis solares incorporados na carenagem lateral tornam o processo de carregamento via solar possível sem qualquer intervenção do motociclista.

Bem, a verdade é que a empresa americana não diz exatamente qual a percentagem de carregamento que a energia solar pode providenciar, mas com uma bateria de iões de lítio de 20 Ah e 72 Volts e um peso de 114 Kg consegue uma autonomia de até 200 quilómetros.

O tempo de carregamento (em tomada elétrica, pois claro, que os painéis não fornecem toda a energia necessária) está anunciado entre 5 a 6 horas.

A Spy Electric é capaz de atingir velocidades entre os 75 e 120 km/h, consoante o modo de condução, mas a marca assume que o conceito desta moto é puramente pensado para deslocações urbanas, curtas e sem necessidade de velocidade.

Preço? Para já está apenas disponível no mercado norte-americano por 6475 dólares, incluindo capacete personalizado (cerca de 6580 euros ao câmbio de 22 de setembro). Mas com tanto sol em Portugal poderá ser uma solução interessante.

 

(Fotos: Cortesia Spy Electric Motorcycles/Todos os direitos reservados)

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal