Mobilidade

Mota elétrica de neve superradical aposta em ser ecológica e sustentável

As MoonBikes são motas elétricas de neve com autonomia para até 32 km e a bateria está preparada para ser usada em temperaturas de até -25 ºC
Texto

A ideia para as MoonBikes surgiu em 2015. Era inverno e Nicolas Muron foi visitar familiares aos Alpes Franceses. No meio da neve, apercebeu-se que as opções de mobilidade eram muito mais reduzidas e menos ecológicas do que as que estão disponíveis durante o verão.

Nicolas decidiu que estava na hora de desenvolver uma opção sustentável que permitisse às pessoas movimentarem-se, divertirem-se e explorarem a natureza em zonas de neve. E assim surgiu a ideia das MoonBikes que são, de acordo com a marca, as primeiras motas de neve elétricas do mundo.

Nicolas Muron, CEO e criador

O processo de criação das MoonBikes demorou algum tempo. Logo à partida, ficou definido que seriam elétricas para serem silenciosas e terem o menor impacto ambiental possível. O design foi o que representou o maior desafio, já que não poderiam ser iguais às motas de neve tradicionais que são muito pesadas para um motor elétrico.

A empresa MoonBikes nasceu oficialmente em 2018, ano em que a patente foi registada, e, no ano a seguir, foi montada a primeira mota. Em fevereiro de 2021 abriram as pré-reservas e no final de 2021, foram divulgadas pela primeira vez as especificações da mota de neve elétrica.

As MoonBikes atingem a velocidade máxima de 43 km/h graças ao seu motor de 3kW e tem uma bateria de 2.5 kWh. Em relação à autonomia, é possível conduzir durante uma hora, em modo sport, ou 1h30, em modo eco. De acordo com a marca, quer dizer que se consegue percorrer entre 16 km e 32 km com uma carga.

Para quem quer mais autonomia, é possível adquirir um segundo pack de baterias que duplica as especificações, garantindo assim que é possível conduzir entre 2h a 3h com apenas uma carga.

A mota foi pensada para ser usada na neve, o que significa que estará exposta a temperaturas muito baixas. Para garantir que isso não afeta a performance da bateria, esta fica numa caixa aquecida que a protege até temperaturas de -25 ºC.

As motas de neve elétricas já estão em produção e estão a ser montadas pela Bosch, em França. Espera-se que as primeiras unidades comecem a ser entregues em janeiro de 2020. Em relação ao preço, as MoonBikes estão disponíveis por 7,4 mil dólares, valor sem impostos. Caso estejas interessado, podes fazer a reserva no site da marca mediante o pagamento de um sinal de 218 euros.

(Fotos: Niels St Viteux/MoonBikes)

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal
Radares da PSP: vê onde vão estar na próxima semana de 22 a 28 de abril
Mundo vive branqueamento em massa de corais pela segunda vez em 10 anos