Talvez o nome CRRC ainda não te diga muito, mas se te dissermos que este novo comboio a hidrogénio é produzido por um dos maiores construtores do mundo de comboios, talvez mereça maior atenção.
Pois bem, esta empresa chinesa (que está a fornecer as novas composições do Metro do Porto) acaba de lançar aquele que diz ser o primeiro comboio urbano de passageiros movido a hidrogénio. Ou pelo menos, para sermos mais precisos, a empresa diz que é o primeiro inteiramente pensado de raiz para um ambiente urbano. Na verdade parece que a Siemens também tem uma palavra a dizer nesse aspeto...
Seja como for, primeiro do mundo, ou não, o novo comboio a hidrogénio da CRRC está ao serviço da Chengdu Rail Transit desde o passado dia 18 de janeiro e teve direito à devida cerimónia de batismo.
Vê também: Já há planos para um comboio a hidrogénio em África
De acordo com informações da CRRC o novo comboio é uma evolução do seu comboio elétrico de alta velocidade Fuxing, possui um sistema de tração híbrido elétrico-hidrogénio com 1,2 megawatts (1,2 MW) de capacidade e é capaz de atingir velocidades de até 160 km/h, tornando-o um dos mais rápidos comboios a hidrogénio do mundo. A empresa indica ainda que a autonomia do tanque de combustível ronda os 600 km.
O abastecimento é realizado através de um sistema adaptado às catenárias elétricas das estações onde vai operar. Entre estações opera de forma autónoma e por isso está apto a funcionar em linhas sem ligação elétrica.
A China tem um ambicioso plano para acelerar a introdução de hidrogénio em várias soluções de mobilidade e notícias da imprensa local citando fontes oficiais avançam que o país terá capacidade para em breve produzir mais de 200 mil toneladas de hidrogénio verde.