Mobilidade

Comboios com baterias elétricas podem substituir máquinas a gasóleo

O que fazer numa linha de comboio que não está eletrificada? Usar comboios com baterias elétricas
Texto
Siemens Mobility Mireo B
Siemens Mobility Mireo B

A Siemens Mobility prepara-se para colocar em circulação na Alemanha três comboios elétricos Mireo Plus B com bateria de alta capacidade que poderão substituir unidades antigas em circulação com motorizações Diesel. Mas há um pormenor neste projeto que faz toda a diferença.

Westerwald é uma zona rural na zona ocidental da Alemanha onde as linhas de comboio, para além de terem trajetos de alguma distância entre estações, não estão totalmente eletrificadas, e, por isso mesmo, é mais complicado de realizar a transição para uma mobilidade ecológica e sustentável. Por isso, comboios elétricos com baterias de alta capacidade surgem como uma solução.

comboio elétrico - away
Projeto do comboio elétrico Mireo B (foto: Siemens Mobility)

De acordo com o divulgado pela Siemens Mobility os comboios Mireo Plus B tem motorização elétrica e baterias que lhes permitem circular nas linhas sem recurso a qualquer alimentação fóssil e além disso irão proporcionar maior conforto e silêncio em zonas rurais.

A rota onde vão entrar os três comboios em fase de teste possui 115 quilómetros de extensão e 75 quilómetros não estão eletrificados. Os comboios irão ser carregados nas estações terminais e poderão operar sem necessidade de qualquer carga em longo das 50 estações que integram a linha.

comboio
A Siemens Mobility já tem Mireo B em circulação na Dinamarca (foto: Siemens Mobility)

Os comboios Mireo Plus B estão a ser adaptados pela Siemens Mobility para carregar de forma fácil as baterias e poderem operar sem quaisquer problemas de abastecimento de energia verde.

Neste trajeto serão colocadas unidades máquina-carruagem com 126 lugares sentados e 156 lugares em pé.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Vê como fica o preço dos combustíveis na próxima semana
Já é possível carregar o passe Andante e bilhetes ocasionais no Porto com telemóvel
Vais poder andar de táxi aéreo em breve. Primeiro eVTOL já foi entregue a cliente