Já foi apresentado no Metro do Porto um dos novos comboios que vão compor a frota de transportes públicos. O veículo conhecido por CT (abreviatura de CRRC Tram) vai começar a circular em maio em todas as linhas da rede.
O CT é o primeiro dos 18 novos comboios que deverão ser entregues ao longo deste ano e que irão aumentar a frota do Metro do Porto de 102 veículos para 120. Estes veículos estão a ser produzidos na China pela CRRC Tagshan, uma das maiores fabricantes mundiais de veículos ferroviários.
Tendo chegado já em dezembro à cidade do norte do país, o comboio tem estado desde então a ser alvo de várias operações preparatórias, tendo sido sujeito a uma exaustiva bateria de testes.
Porto vai ter 48 novos autocarros elétricos
Este mês de fevereiro, o novo veículo foi apresentado ao público. Durante o evento, o presidente do Metro do Porto, Tiago Braga, explicou que vai ser feita uma avaliação de segurança ao comboio que irá depois ser submetida ao Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT) para que o veículo seja homologado, cita a Lusa.
Estes veículos que estão a ser produzidos para o Metro do Porto têm 35 metros de comprimento e contam com sete portas duplas de cada lado. Podem atingir uma velocidade de 80 km/h.
Em termos de ocupação, transportam até 244 passageiros, 64 dos quais sentados.
Os 18 novos veículos que vão agora compor a frota do Metro do Porto foram o resultado de um investimento de 49,6 milhões de euros.