Smartcity

Centro Histórico do Porto com nova rua pedonal junto do Mercado do Bolhão

Rua de Alexandre Braga deixa de ter circulação automóvel, com o objetivo de dinamizar o comércio local e facilitar a circulação a pé
Texto
Rua de Alexandre Braga (Foto: CMP)
Rua de Alexandre Braga (Foto: CMP)

Há uma nova rua unicamente pedonal na baixa portuense. Reinaugurada pela Câmara Municipal do Porto, a Rua de Alexandre Braga, junto ao Mercado do Bolhão, deixou de ter circulação automóvel e privilegia agora a circulação a pé.

Com a reconversão desta rua, o objetivo do município é potenciar o comércio local e criar melhores condições de usufruto do espaço para as pessoas, ao torná-la “mais calma, amiga do peão e do comércio”, pode ler-se em comunicado.

Rua de Alexandra Braga - AWAY
Rua de Alexandra Braga (Foto: CMP)

Integrada no plano municipal de pedonalização do Centro Histórico do Porto, a obra consistiu na transformação da faixa de rodagem, colocando-a ao nível dos passeios e mantendo a típica calçada portuguesa. A intervenção seguiu-se às obras de restauro do Mercado do Bolhão e à construção do túnel subterrâneo de acesso à cave logística.

A responsabilidade da intervenção na Rua de Alexandre Braga foi do Gabinete do Espaço Público da Gestão de Obras do Porto, recentemente criado com o objetivo de dar uma resposta ágil para intervenções simples em arruamentos e espaços públicos. Esta obra é a primeira a ser executada através deste novo processo de intervenção.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal