Smartcity

Novos comboios made in China estão prestes a chegar ao Metro do Porto

18 novos comboios produzidas por empresa chinesa vão servir Linha Amarela e Rosa do Metro do Porto
Texto
Novos comboios chegam ao Metro do Porto (Foto: Metro do Porto)
Novos comboios chegam ao Metro do Porto (Foto: Metro do Porto)

O Metro do Porto vai ter novos comboios a circular e estes são produzidos na China. A empresa CRRC Tangshan é a responsável pelo projeto e enviou a primeira composição de um total de 18.

Estas são os primeiros veículos para metropolitano produzidos na China e exportados para a União Europeia. Ao entrarem em circulação, vão melhorar a oferta em 60 mil lugares diários no Metro do Porto, numa altura em que estão a ser construídas duas novas linhas, a Amarela e a Rosa.

As novas composições para o transporte público da cidade Invicta são bidirecionais e atingem a velocidade máxima de 80 km/h.

São compostas por quatro secções e, de acordo com o Metro do Porto, têm capacidade para 252 passageiros, 64 destes sentados.

Comboios feitos na China para o Metro do Porto - AWAY
Nova composição produzida pela CRRC Tangshan (Foto: Metro do Porto)

A manutenção será garantida pela CRRC Tagshan durante cinco anos.

O concurso para a produção das novas composições para o Metro do Porto ocorreu em 2019 e a CRRC Tagshan foi a empresa que ganhou fazendo uma melhor proposta do que a Siemens Mobility e a Skoda Transportation.

O contrato entre a empresa chinesa e a empresa de transporte público que foi assinado em janeiro de 2020, antes da pandemia, previa um investimento de 49,6 milhões de euros.

A entrega da primeira composição estava marcada para 2021, com uma nova a chegar todos os meses até 2023. No entanto, a covid-19 acabou por atrasar a produção. O primeiro veículo para o Metro do Porto ficou pronto em julho, tendo sido testado durante o mês de agosto na China.

Comboios do Metro do Porto - AWAY
Interior do novo comboio para o metro (Foto: Metro do Porto)

Estas 18 novos metros juntam-se à frota do Metro do Porto atualmente composta por 102 veículos ferroviários.

A CRRC Tangshan é uma empresa chinesa fundada em 1881 que produz comboios, comboios de alta velocidade e veículos de metro.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Sabias que 1 em cada 4 EV utilizam baterias da Coreia do Sul?
Preço da gasolina e do gasóleo desce na próxima segunda-feira. Vê aqui
Autocarro português a hidrogénio está a chegar à Europa