Mobilidade

Estratégia de mobilidade da Toyota passa também por uma oferta de transporte aéreo

Construtor automóvel japonês está a financiar duas empresas que desenvolvem aeronaves do tipo eVTOL para funcionarem como táxi aéreo
Toyota investe em mobilidade aérea (foto: Joby Aviation)
Toyota investe em mobilidade aérea (foto: Joby Aviation)
PUB

SkyDrive e Joby Aviation são os nomes das empresas que representam a aposta da Toyota no que concerne à sua política de investimento em diferentes alternativas de mobilidade.

As startup responsáveis pela conceção de eVTOL (sigla em inglês para aeronave elétrica de descolagem e aterragem vertical), têm tido um forte apoio (leia-se investimento) por parte do construtor automóvel japonês, que as vê como importantes players no futuro da mobilidade aérea.

PUB
eVTOL da Joby Aviation (foto: Joby Aviation)
PUB

O fabricante faz questão de esclarecer que ambas as empresas são um negócio à parte, que “nada têm que ver com a própria Toyota”, mas reconhece o seu importante papel num contexto de crescente demanda por formas de locomoção mais evoluídas e amigas do ambiente.

As novas ciências aplicadas à aeronave eVTOL têm muito em comum com os automóveis ecológicos da próxima geração, em áreas como a eletrificação e novas cadeias de abastecimento”, refere a porta-voz da Toyota, Shiori Hashimoto. “A Toyota acredita que o eVTOL tem potencial para evoluir como um novo tipo de mobilidade e com verdadeiras sinergias com a empresa automóvel”, completou a responsável.

PUB
eVTOL da SkyDrive (foto: captura)

A japonesa SkyDrive efetuou com sucesso o primeiro voo experimental do seu modelo SD-03 há cerca de ano e desde então tem trabalhado na sua evolução, com o objetivo de poder vir a usá-lo como táxi aéreo num futuro próximo.

A americana Joby que desde agosto último passou a estar listada na bolsa de Nova Iorque, está um pouco mais adiantada. A empresa já se encontra a efetuar testes com a NASA, precisamente para poder fornecer esse tipo de serviço de mobilidade, e aponta para 2024 como data para ter a sua frota no ar.

eVTOL da SkyDrive (foto: captura)

Outras empresas como a Volocopter (Alemanha), a Lilium (Alemanha), a Archer Aviation (EUA), a Airbus (França) e a Ehang (China) estão também a trabalhar nos seus projetos de eVTOL, pelo que é esperado que este mercado venha a sofrer uma forte aceleração nos próximos anos.

Continuar a ler
Home
Fantástico
Vídeo: Back to the future com Porsche Taycan e DeLorean
Mobilidade
Vídeo: Famel regressa com mota elétrica
Sustentabilidade
Google Maps irá indicar rotas amigas do ambiente para evitar emissões de CO2