Mobilidade

Mobilidade aérea elétrica chega ao Brasil com a Lilium e a Azul

A companhia aérea brasileira Azul, anunciou um acordo comercial com a Lilium, que poderá adicionar 220 aeronaves elétricas à sua frota
Lilium eVTOL (aeronave elétrica)
Lilium eVTOL (aeronave elétrica)
PUB

A Lilium anunciou recentemente um plano de negócio que inclui um acordo comercial em torno dos 850 milhões de euros e que tem o objetivo de ajudar a desenvolver a rede da companhia aérea brasileira Azul, através da construção de 220 eVTOL (aeronaves elétricas).

Este acordo poderá mudar por completo o panorama da aviação no Brasil, que já conta com mais de 100 milhões de passageiros por ano em voos domésticos e é já um dos maiores mercados mundiais de helicópteros civis e aviação de negócios.

PUB

A aliança entre a Azul e a Lilium prevê a venda de 220 aeronaves para a companhia aérea brasileira, sendo que estas poderão começar a ser utilizadas em voos domésticos já a partir do ano 2025 em diversas zonas do país.

PUB

David Neeleman, fundador da Azul e ex-acionista da TAP explica a parceria aqui neste vídeo:

O Lilium Jet poderá assim mudar o cenário dos voos domésticos no Brasil, oferecendo uma velocidade muito mais elevada nas deslocações, efetuada sem emissões poluentes. Tem uma capacidade de sete lugares e consegue levantar voo e aterrar na vertical.

PUB

No que consiste o eVTOL Lilium Jet?

O Lilium Jet possui asas fixas com propulsão integrada e ausência de cauda de forma a oferecer uma eficiência elevada em voos de cruzeiro e com um nível de ruído reduzido.

Isto é conseguido com os seus 36 pequenos jatos integrados nas asas, que emitem abaixo dos 60dBA a 100 metros de altitude. As vantagens são evidentes em zonas mais urbanas e até em voos noturnos, além de que o Lilium Jet pode utilizar qualquer heliporto já existente.

O comprimento do jato elétrico da Lilium é de 8,5 metros e a envergadura das asas fica próxima dos 14 metros. A bordo, além do piloto, há espaço para seis passageiros, que poderão viajar a uma velocidade de cruzeiro de 280 km/h, a uma altitude de três mil metros e com um alcance superior a 250 quilómetros.

O acordo da Lilium com a Azul, no Brasil, é apenas um dos primeiros passos no plano de desenvolvimento da sua rede, uma vez que também já foram anunciadas outras parcerias na Europa e nos Estados Unidos.

Continuar a ler
Home
Fantástico
Vídeo: Back to the future com Porsche Taycan e DeLorean
Mobilidade
Vídeo: Famel regressa com mota elétrica
Sustentabilidade
Google Maps irá indicar rotas amigas do ambiente para evitar emissões de CO2