Evasão

Destino português entre os 10 mais sustentáveis do mundo em 2024

Da lista de dez destinos mais sustentáveis, cinco são na Europa e um deles em Portugal
Texto

A sustentabilidade é um dos temas do momento e até na hora de viajar já é uma questão a ter em conta. A Lonely Planet, que todos os anos divulga listas de destinos a visitar durante o ano, salientou quais os dez destinos mais sustentáveis a não perder em 2024. Um destino português está nesta lista que inclui também outros quatro sítios na Europa.

Todos os anos, os especialistas da Lonely Planet decidem quais são os destinos a não perder e o ranking divide-se em cinco categorias: países, regiões, cidades, sustentabilidade e valor. Na categoria de sustentabilidade, valorizam o turismo responsável e as estratégias amigas do ambiente, explica a Euronews.

Caminho Português de Santiago, um destino sustentável a não perder

É o Caminho Português de Santiago que marca presença no top10 destinos sustentáveis para 2024, de acordo com a Lonely Planet.

O caminho de 620 km que liga Lisboa, em Portugal, a Santiago de Compostela, em Espanha, pode ser feito tanto a pé como de bicicleta e está repleto de monumentos históricos, rios e aldeias antigas.

Quem se aventura por este caminho pode pernoitar num dos albergues locais que se espalham pelo caminho, comer num dos muitos restaurantes típicos e visitar os pontos turísticos.

Outros destinos sustentáveis na Europa a não perder

O continente europeu é o que mais se destaca neste novo ranking com cinco destinos sustentáveis.

Espanha é a melhor opção para todos os que gostam de ciclismo e parques naturais. Além disso, graças ao crescente investimento em transportes públicos, torna-se uma opção muito interessante para quem quer conhecer o país sem ser de carro ou avião, explica a Lonely Planet.

Nesta lista também surge a Gronelândia, conhecida pelas auroras boreais que em 2024 vão atingir um pico devido à posição do sol, os trilhos do País de Gales, que é um dos primeiros países do mundo a legislar para garantir a sustentabilidade, e os trilhos dos Países Bálticos, compostos pela Estónia, Letónia e Lituânia, que têm uma longa tradição de meditação.

Na galeria, podes ver os 10 destinos mais sustentáveis de 2024, de acordo com a lista da Lonely Planet.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Parte do plástico em Portugal é reciclado com recurso a energia solar
Vais comprar pão? 6 dicas para aproveitares até à última migalha
Quanto tempo demora o Citroën ë-C4 X a percorrer 1000 quilómetros?