Evasão

Vais marcar férias? Já podes dormir num hotel impresso em 3D

O El Cosmico vai ter novos alojamentos que não vão ser construídos, mas sim impressos em 3D
Texto

É no coração do deserto, na cidade de Marfa, no Texas, Estados Unidos, que se pode encontrar o El Cosmico. Não é um espaço de alojamento novo, mas prepara-se para receber um upgrade, no mínimo, diferente. Em breve, terá novas casas impressas em 3D.

Instalado numa área de 8,5 hectares, o El Cosmico oferece os mais variados tipos de alojamento, de tendas Tipi a tendas de safari, passando por iurtes e traileres.

Agora, graças à colaboração da proprietária, Liz Lambert, com o estúdio de arquitetura dinamarquês BIG e a empresa de impressões 3D em grande escala Icon, o espaço vai crescer para 25 hectares e vão surgir não só novas casas, como também uma piscina infinita e uma cozinha ao ar livre.

Casas impressas em 3D - AWAY
Casas vão ser impressas (foto: divulgação)

As casas, batizadas de Sunday Homes, serão redondas e serão da cor do deserto que as rodeia. Vão ter várias tipologias, havendo com dois, três e quatro quartos para satisfazer as necessidades dos visitantes. As mais pequenas terão 110 m2 e as maiores 205 m2.

Como já referimos, estas casas não vão ter tijolos. Vão ser impressas usando a impressora da Icon que tem o tamanho de uma casa e chama-se Vulcan. O material que vai dar forma aos edifícios chama-se Lavacrete e é à base de cimento.

No site da Icon, pode ler-se que as reservas para as Sunday Homes vai começar no verão de 2023. No entanto, não há informações sobre quando vai ser possível passar a noite no deserto, numa destas casinhas impressas.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal