Evasão

Já podes dormir num hotel-cápsula 100% sustentável no meio do deserto

O primeiro podtel DistrictHive vai ser instalado em Granada, Espanha
Texto

Um novo projeto turístico assente na inovação tecnológica, ecologia e sustentabilidade foi recentemente apresentado no Deserto de Gorafe (Granada, Espanha) com o objetivo de mudar o conceito tradicional que temos do alojamento de luxo e permitir uma maior interação, não intrusiva, com o meio ambiente.

O podtel DistrictHive é um hotel-cápsula ecológico 100% autossuficiente que pode ser instalado em qualquer parte do mundo, mesmo nas zonas mais remotas, de forma simples e sem necessidade de fundações, construção ou qualquer ligação a redes físicas de água, eletricidade ou outras. Como não fica assente de forma definitiva no terreno (fica suspenso tipo nave espacial), permite deixar o terreno praticamente incólume após ser retirado.

Desenvolvido pela empresa portuguesa Districthive, o podtel consiste em um módulo transportável com 35m2 dividido em vários espaços capazes de acolher até 4 pessoas: instalações sanitárias, cozinha com sala de jantar, um quarto com possibilidade de albergar duas camas e todo o equipamento necessário a uma estadia confortável.

O equipamento é controlado por um sistema integrado de inteligência artificial, designado HiveMind, que controla, entre outros, a produção de água a partir do ar, eletricidade via energia solar (consegue armazenar até quatro dias mesmo sem sol) e até um inovador sistema de esgoto que transforma desperdício em cinza e filtra a água de forma a que possa ser utilizada em irrigação. Esta otimização de recursos reduz a sua pegada de carbono a níveis mínimos.

Durante a estadia, os turistas terão uma aplicação em Smartphone que lhes permite controlar todos os dispositivos (níveis de energia, temperatura, portas e até odor no interior), e a empresa pretende que através da app DistrictHive possa ser possível, por exemplo, pedir alimentos e bebidas (take away) onde possível.

O DistrictHive foi concebido e desenhado como o primeiro elemento da chamada "Colónia Podtel”, um conceito inovador de alojamento autónomo de luxo que estará espalhada por diferentes partes do mundo, todas ela remotas e com paisagens espetaculares. As reservas podem ser feitas no site da empresa, e, em breve, nos vários portais de alojamento online.

(Fotos: District Hive/Gonzalo Botet)

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Painéis solares dobráveis e portáteis dão energia limpa nas tuas aventuras
Radares da PSP. Vê onde vão estar na semana de 18 a 24 de março
Funicular da Graça já transporta pessoas e as viagens são gratuitas