Energia

Nissan cria protótipo de unidade de produção de baterias de estado sólido

Novo equipamento de teste da nova tecnologia de baterias servirá de estudo para a que está prevista montar em 2024
Texto
Nissan continua a apostar em baterias de estado sólido
Nissan continua a apostar em baterias de estado sólido

A missão da Nissan, de lançar no mercado até 2028 um automóvel elétrico equipado com baterias de estado sólido desenvolvidas por si, conheceu um novo impulso, com a instalação de um protótipo de unidade de produção deste tipo de baterias no Centro de Investigação da marca em Kanagawa, Japão.

O novo equipamento tem como objetivo acelerar ainda mais o desenvolvimento de baterias de estado sólido por parte da Nissan, integrado no seu plano a longo prazo “Ambition 2030”. Aquele vai permitir o estudo dos materiais, do design e dos processos de produção a aplicar na linha de produção em série dos primeiros protótipos da bateria, que será criada na fábrica do construtor em Yokohama, a partir de 2024.

É convicção da Nissan de que as baterias de estado sólido irão incrementar a popularidade dos automóveis de propulsão elétrica, desde logo porque acredita que estes serão mais acessíveis a partir do momento que integrarem aquela tecnologia.

A marca japonesa avança que as baterias de estado sólido podem reduzir os custos para 75 dólares por kWh em 2028 e para 65 dólares por kWh a partir daí, o que permitiria colocar os automóveis elétricos no mesmo nível de custo que os movidos a gasolina.

Como benefícios da nova tecnologia de baterias, a Nissan destaca a densidade energética que é de aproximadamente o dobro face às baterias convencionais de iões de lítio; o tempo de carregamento significativamente mais curto (graças ao desempenho superior dos processos de carga e descarga); e o custo mais reduzido (provocado pela possibilidade de usar materiais menos onerosos).

No futuro, a Nissan espera utilizar baterias de estado sólido numa vasta gama de veículos elétricos. Não apenas em automóveis, mas também estender o seu uso a modelos pick-up e até mesmo veículos pesados.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal