Mobilidade

Mercedes e Stellantis investem €178 milhões em tecnologia de baterias sólidas

Investimento conjunto na Factorial irá permitem acelerar o desenvolvimento da tecnologia de baterias de estado sólido
Texto
Mercedes e Stellantis investem em baterias sólidas
Mercedes e Stellantis investem em baterias sólidas

A Stellantis e a Mercedes-Benz acabam de apostar fortemente na Factorial Energy, uma empresa de Woburn, no Massachusetts, que se encontra a desenvolver sistemas inovadores de baterias em estado sólido, capazes de oferecer uma autonomia até 50% superior em cada carregamento, além de também oferecer um maior nível de segurança. A ronda de investimento liderada pelas duas construtoras permitiu angariar 178 milhões de euros.

Este investimento vai permitir acelerar o desenvolvimento e escalar a comercialização global da tecnologia de baterias de estado sólido da Factorial, que se tornou na primeira entidade a alcançar a fasquia dos 40 Ah com uma célula em estado sólido e que opera a uma temperatura ambiente.

A Mercedes-Benz espera integrar baterias de estado sólido no seu portfolio de veículos elétricos dentro dos próximos cinco anos. A Stellantis revelou o ano passado a sua intenção de ter baterias de estado sólido até 2026.

A Factorial encontra-se desde o início de 2022 a construir uma unidade de produção piloto na zona de New England, que lhe permitirá aumentar a produção de células de grande formato e produzir unidades de testes para os seus diversos clientes, onde se inclui a Stellantis e a Mercedes-Benz, mas também a Hyundai Motor Company e a Kia Corporation.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal