A Stellantis assinou um acordo com a Vulcan Energy Resources para o fornecimento na Europa de hidróxido de lítio, para baterias destinadas a veículos eletrificados. O acordo prevê um fornecimento mínimo de 81 mil toneladas e um máximo de 99 mil toneladas durante os seus cinco anos de duração, com o início das entregas previsto para 2026.
Com este compromisso, o grupo detentor das marcas Peugeot, Citroën e Fiat, entre outras, pretende assegurar uma matéria-prima essencial para o cumprimento das metas por si estabelecidas, rumo à descarbonização. É seu objetivo que, até 2030, mais de 70% das vendas de veículos na Europa e mais de 40% nos Estados Unidos sejam de veículos de baixas emissões.
“A Stellantis está a avançar rapidamente e em força com a sua estratégia de eletrificação. Este acordo é mais uma prova de que temos o espírito competitivo para cumprir os nossos compromissos”, comentou Michelle Wen, diretor de compras e cadeia de abastecimento do grupo. “Uma liberdade de mobilidade segura, limpa e acessível representa uma forte expectativa das nossas sociedades, pelo que estamos empenhados em cumprir nessa área”, completou o responsável.
O lítio a fornecer pela Vulcan estará integrado no projeto Zero Carbon Lithium que a empresa com sede na Austrália está a desenvolver no Vale do Alto Reno, na Alemanha. Este caracteriza-se pela utilização de energia geotérmica para produzir hidróxido de lítio de qualidade para baterias, a partir de salmoura, sem recurso a combustíveis fósseis e com uma utilização mínima de água. Desta forma é possível reduzir a geração de carbono na cadeia de fornecimento de metais para baterias.